Notícias
Em evento acadêmico, Embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingquiao, realiza palestra sobre a Política Externa Chinesa na ESD
Foto SGT DA ROCHA
Em evento acadêmico, o Embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao, esteve na Escola Superior de Defesa (ESD), na terça-feira, 23 de abril, para ministrar uma palestra sobre a Política Externa Chinesa para os alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE). O embaixador abordou temas como diplomacia, cooperação internacional e a visão do país em relação aos desafios globais.
A palestra fez parte da programação do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) e teve como finalidade ampliar a visão global dos alunos do curso, para que atuem de forma estreita com representantes de países com atuação significativa no Brasil e no mundo. A atividade também teve como objetivo elevar o nível de cooperação internacional para os desenvolvimentos culturais, econômicos e tecnológicos.
A experiência diplomática do Embaixador ofereceu uma perspectiva valiosa sobre as motivações e os objetivos por trás das decisões políticas da China em âmbito internacional. “A China se consolidou como a segunda maior economia do mundo, o país mais industrializado e líder mundial do comércio”, destacou.
A Comandante e Reitora da Escola Superior de Defesa (ESD), Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, agradeceu a participação do Embaixador e enfatizou que sua presença fortalece laços de cooperação. “A palestra enriquece sobremaneira o ambiente acadêmico, ao promover o intercâmbio cultural e de conhecimentos necessários a instituições de ensino que prezam pelo desenvolvimento intelectual de deus discentes e pela qualidade técnica de sua formação”, disse.
Além da palestra, o Embaixador Zhu também fez a doação de 150 livros para a Biblioteca Therezinha de Castro com temas relacionados à Segurança, Desenvolvimento e Defesa. “As obras enriquecerão nosso acervo e irão ampliar as possibilidades de ensino e de pesquisa”, complementou a Comandante.
O Capitão de Fragata Tripoli, aluno no CSIE, falou que o tema foi uma oportunidade de ampliar os horizontes. “Durante a exposição, tivemos a chance de compreender um pouco mais sobre a história da China, seu conceito de comunidade compartilhada e suas práticas de valores fundamentais”, disse. Para Priscila Macedo, também aluna do curso, a palestra promoveu a oportunidade de discutir a liderança econômica e tecnológica mundial. “A ideia principal foi fortalecer a interconectividade entre os países para robustecer o desenvolvimento mútuo”, concluiu.
Além dos alunos, prestigiaram a atividade o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior; o Diplomata de Ligação entre o Ministério das Relações Exteriores e a ESD, Embaixador George Torquato Firmeza; o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Contra-Almirante Alexandre Veras Vasconcelos; e o assessor da Chefia de Educação e Cultura do EMCFA, General de Brigada Miriano Valdono Eder.






