Notícias
Curso de Inteligência Estratégica realiza Estudos de Campo em Iperó-SP e Foz do Iguaçu-PR
Os alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da Escola Superior de Defesa (ESD) participaram, entre os dias 2 e 6 de junho, de Estudos Interdisciplinares de Campo nas cidades de Iperó-SP e Foz do Iguaçu-PR. A atividade faz parte da formação prática do curso e visa proporcionar aos discentes uma visão integrada dos desafios contemporâneos nos campos da Segurança, do Desenvolvimento e da Defesa.
A programação da turma, composta por 32 alunos, incluiu visitas técnicas a instituições estratégicas como o Centro Industrial e Nuclear de Aramar (CINA), a Capitania Fluvial do Rio Paraná, a Itaipu Binacional e o Centro Integrado de Segurança Pública e Proteção Ambiental. Durante as visitas, os alunos participaram de palestras e diálogos com especialistas, e tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre a atuação da Inteligência nas diferentes dimensões de interesse nacional.
No dia 5 de junho, a comitiva do CSIE esteve no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec), uma das unidades do Exército Brasileiro mais bem preparadas para atuar na fronteira Oeste em operações de defesa externa, garantia da lei e da ordem e ações subsidiárias. A programação na unidade contou com palestras dos Comandantes da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e da Capitania Fluvial do Rio Paraná, além de representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RF) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), que apresentaram os desafios e as oportunidades no enfrentamento das questões de segurança e defesa na região trinacional.
O 34º BI Mec também promoveu uma exposição de meios militares empregados nas operações, proporcionando uma demonstração prática das capacidades operacionais da unidade.
Encerrando as atividades, o General de Exército da reserva Joaquim Silva e Luna — atual prefeito de Foz do Iguaçu e ex-Ministro da Defesa — proferiu uma palestra sobre os principais desafios enfrentados por uma cidade internacional e destacou a importância da articulação entre os diversos órgãos de segurança e defesa na proteção da soberania nacional e na promoção da ordem pública.




