Notícias
Comandante da ESD participa de Programa Internacional de Engajamento Estratégico na Índia
A Comandante e Reitora da Escola Superior de Defesa (ESD), Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, participou, da terceira edição do Programa Internacional de Engajamento Estratégico – In-STEP (3rd IN-STEP International Strategic Engagement Programme: India), realizado em Nova Délhi.
O programa é promovido pelo National Defence College (NDC), principal instituição indiana voltada para o estudo e a prática de Segurança e Estratégia Nacional, em parceria com a Vivekananda International Foundation (VIF) — centro independente dedicado a pesquisas e estudos aprofundados, além de ser uma plataforma para o diálogo e a resolução de conflitos.
O programa é elaborado para formuladores de políticas e líderes de alto nível de países estrangeiros amigos e altos funcionários governamentais e entidades privadas da Índia, contando com a participação tanto de militares quanto de civis, além de associados à segurança nacional de países estrangeiros amigos e da Índia.
Durante duas semanas, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras e painéis sobre tópicos contemporâneos relevantes para o "Sul Global", com palestrantes convidados como o Vice-Presidente da Índia, o Conselheiro de Segurança Nacional e outros especialistas com experiência em defesa, diplomacia e segurança interna/inteligência. Além disso, os participantes poderam realizar visitas culturais e institucionais a locais de relevância histórica e estratégica.
Entre os principais tópicos abordados no 3º In-STEP estão: Análise Geopolítica Internacional; Segurança Tecnológica; Segurança Nacional; Abordagem Civilizacional e Perspectiva Estratégica da Índia; Política Externa em um mundo multipolar; Segurança Humana; Mudanças Climáticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A participação da Comandante Carla Lyrio reforça o compromisso da ESD com a cooperação internacional em Defesa e com a projeção do Brasil no cenário global, em consonância com a Política Nacional de Defesa, que estabelece, entre seus objetivos, o emprego de ações diplomáticas relacionadas à defesa.

