Notícias
Ciclo Anual de Palestras da ESD recebe o Comandante da Marinha
Nesta terça-feira (08.04), a Escola Superior de Defesa (ESD) promoveu o segundo Ciclo Anual de Palestras (CAP) de 2025, com a participação do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. O evento foi realizado no Auditório Gustavo Heck, na ESD, em Brasília.
Com o tema “A Marinha do Brasil e seus desafios para as próximas décadas”, a palestra teve como objetivo ampliar a visão dos alunos do Curso Superior de Defesa (CSD) e do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), e do corpo permanente da ESD sobre as Políticas e Estratégias da Marinha do Brasil, para o cumprimento de suas missões constitucionais.
Nesta edição, o CAP reuniu aproximadamente 340 pessoas. Estavam presentes o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Ministro do Superior Tribunal Militar; o Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; o Almirante de Esquadra Eduardo Machado Vazquez, Secretário-Geral da Marinha; o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior, Chefe de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA); o Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, CHEC do EMCFA nomeado; o Almirante de Esquadra Paulo César Bittencourt Ferreira, Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nomeado; entre outras autoridades.Na abertura, a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, destacou que a Escola Superior de Defesa se consolida, dia após dia, como espaço privilegiado para a reflexão crítica, a formulação de ideias e o intercâmbio de experiências. “Neste contexto, a presença do Senhor, Comandante, representa um momento singular neste percurso formativo. Sua trajetória, marcada pelo profissionalismo, pela liderança firme e pela visão de futuro, confere ainda mais profundidade aos temas que nos reúnem: segurança, desenvolvimento e defesa”, pontuou a Major-Brigadeiro Médica Carla.
Na sequência, o Almirante Olsen apresentou um panorama das atuais capacidades da Marinha, os avanços recentes em termos de tecnologia e aparelhamento, além de comentar sobre as projeções e necessidades para as próximas décadas, considerando o cenário geopolítico e os interesses marítimos do Brasil.
“A prioridade não deve ser simplesmente possuir uma Marinha forte, mas sim consolidar um robusto portfólio marítimo de modo que a Força Naval cresça organicamente como instrumento essencial de proteção desses interesses. O Poder Naval não é uma entidade apartada, mas um componente direto do Poder Marítimo”, disse o Comandante da Marinha.
Fotos: Sargento Da Rocha e Soldado Neiva / ESD





