Notícias
CAED realiza Estudo Interdisciplinar de Campo em unidades estratégicas da região Sudeste
Os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), ministrado na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), realizam Estudo Interdisciplinar de Campo (EIC) na região sudeste do País. A atividade iniciou no dia 29 de maio e encerra hoje, dia 2 de junho, e conta com a participação de 109 pessoas, incluindo três militares estrangeiros de nação amiga.
O objetivo foi promover a divulgação do tema Defesa junto à sociedade brasileira, observando o disposto na Estratégia Nacional de Defesa (END), e formação de recursos humanos no campo da Defesa Nacional, mediante abordagem das temáticas de Segurança e Desenvolvimento. A atividade buscou, ainda, incentivar a integração com os meios acadêmicos nacionais e a produção de conhecimento, além de proporcionar subsídios para a elaboração dos projetos de pesquisa.
Como parte do EIC, os alunos visitaram uma unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde puderam conhecer sobre a linha de produção do avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-390. O grupo também passou por diversas organizações militares, como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), uma instituição de ensino superior do Exército Brasileiro, em Resende (RJ).
A comitiva esteve, ainda, no Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh), sediado no Rio de Janeiro. A unidade militar da Marinha do Brasil é responsável pelas operações navais e aeronavais da Esquadra brasileira, supervisiona o emprego das Forças de Superfície, de Submarinos e Aeronavais. As últimas atividades do grupo foram no Complexo Naval de Itaguaí – Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e no Comando da Divisão Anfíbia, a tropa de elite da Marinha do Brasil, ambos no Rio de Janeiro.
De acordo com um dos alunos do CAED, Coronel Aviador Alexandre Pereira Reynaldo, a atividade remete a um misto de orgulho e familiaridade. “O mais importante para o nosso curso, que pretende ser, inclusive, uma aproximação da sociedade civil com o meio militar, é a nossa capacidade de desenvolvimento de tecnologia e de emprego de alto valor agregado. Estamos conhecendo homens e mulheres dedicados ao desenvolvimento do país”, disse.
Além deste EIC na região Sudeste, os alunos realizarão, em agosto, atividades de campo na região Norte do país, e, em outubro, nos Estados Unidos.