Notícias
Assinatura do Plano de Trabalho marca parceria entre ESD e GSI durante encerramento do CCOPI
- Foto:
O Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI) 2025 foi encerrado na manhã desta sexta-feira (30), em cerimônia realizada no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD). O evento foi marcado, também, pela assinatura do Plano de Trabalho nº 01/2025, instrumento que integra o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a ESD e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
Presidida pela Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, a solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Secretário Executivo do GSI, General de Divisão Washington Rocha Triani; o diplomata de ligação do Ministério das Relações Exteriores junto à ESD, Embaixador George Torquato Firmeza; e o Contra-Almirante Francisco André Barros Conde, Secretário de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI e o Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, Subcomandante da ESD.
“Parabenizo aos alunos pela conclusão desta etapa. Que os conhecimentos adquiridos se traduzam em resultados efetivos para o Estado brasileiro e para a sociedade”, disse a Comandante da ESD. Sobre a assinatura do Plano de Trabalho, ressaltou que “representa um passo importante na consolidação de uma parceria voltada ao fortalecimento das ações interagências”.
A Delegada de Polícia Civil Sandra Mara Guaglianoni Neto, representando a turma, proferiu discurso com reflexões sobre a experiência com o curso. “Celebramos, hoje, o início de um novo ciclo em nossas agências. No entanto, nada disso seria possível, sem o empenho irrestrito de nossos alunos, cuja excelência é motivo de orgulho, e, principalmente, sem a liderança firme e inspiradora da coordenação do curso, seu corpo docente e equipe de apoio”, destacou.
Ao longo da sua fala, registrou também a calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul, em 2024. “Quando o povo gaúcho vivenciou uma calamidade sem precedentes, em que as águas invadiram lares, ruas e cidades e colocaram à prova sua capacidade de resistir, de recomeçar e de confiar a presença de todas as agências aqui representadas, por seus homens e mulheres, que se ergueram, neste cenário de caos, com firmeza e bravura Foi mais do que integração operacional – foi simbólica”, concluiu.
Por fim, foi realizada a assinatura do Plano de Trabalho nº 01/2025, consolidando a parceria entre a ESD e o GSI para ações futuras no campo da capacitação interagências. O documento integra o Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2024, firmado entre as duas instituições com vistas ao fortalecimento da atuação conjunta em áreas estratégicas.
Sobre o CCOPI
Com carga horária de 128 horas e duração de quatro semanas, o CCOPI 2025 reuniu 53 alunos, entre militares das Forças Armadas, policiais militares e civis, representando 28 órgãos e instituições dos âmbitos federal e estadual, oriundos de 10 estados brasileiros. A turma também contou com sete participantes estrangeiros, vindos de cinco nações amigas: Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Quatro mulheres integraram a turma, sendo três civis e uma militar da Marinha do Brasil.
Fotos: 3º Sargento Da Rocha






