Notícias
Amazônia no centro do debate estratégico: ESD promove Fórum da Operação Atlas 2025
Com foco na integração regional e no fortalecimento das capacidades de defesa no Arco Amazônico, a Escola Superior de Defesa (ESD) promoveu, nesta terça-feira (8), o Fórum “Operação Atlas: Amazônia em Foco”. A atividade reuniu autoridades civis, militares e representantes internacionais para uma manhã de reflexões estratégicas sobre segurança e cooperação na região amazônica.
O evento integrou a fase de planejamento da Operação Atlas 2025 e contou com a presença de oficiais-generais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), embaixadores e diplomatas de nações amigas, além de professores e alunos da ESD. Na abertura, o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, destacou o valor estratégico da Amazônia para o Brasil e a importância do Fórum. “É de fundamental importância para compreendermos os variados aspectos que norteiam a coordenação das ações militares, visando ao planejamento estratégico e emprego conjunto da Forças Singulares", afirmou.
O Almirante também ressaltou a importância dos temas abordados para o País: “O incentivo ao estudo de temas ligados à defesa do Brasil, tanto no meio militar quanto no civil, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias e ações, a fim de se garantir o estado de segurança nacional, que não é um assunto exclusivamente militar”, ressaltou.
A programação incluiu quatro palestras com diferentes enfoques. O General de Divisão Alcio Costa, Vice-Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, deu início às exposições com uma apresentação sobre a estrutura da Operação Atlas. Na sequência, o Prof. Dr. Fábio Albergaria de Queiroz apresentou um panorama histórico das dinâmicas de segurança no Arco Amazônico. Na continuidade, o Capitão de Fragata (RM1) Thiago Abreu de Figueiredo tratou das operações interagências na Amazônia, seguido pela Dra. Edileuza de Melo Nogueira (CENSIPAM), que abordou oportunidades de cooperação regional.
O Fórum também teve um momento dedicado ao debate, mediado pelo Prof. Dr. Wellington Dantas de Amorim, da ESD, encerrando-se com a entrega de certificados aos palestrantes. A primeira fase da Operação Atlas segue até dia 11 de julho de 2025.




