Notícias
Alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR)
Os alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da Escola Superior de Defesa (ESD) realizaram, entre os dias 2 e 5 de maio, um Estudo Interdisciplinar de Campo (EIC) na cidade de Foz do Iguaçu (PR). A atividade marcou o coroamento das aulas de sistemas de Inteligência em áreas específicas, como a geopolítica da Usina Hidrelétrica de Itaipu e relações interagências, em que foram abordados temas sensíveis ao Estado Brasileiro, relacionados à problemática transfronteiriça naquela tríplice fronteira.
O ponto alto foi a visita técnica às instalações na Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Desde o início de sua operação, produziu mais de 2,9 milhões de GWh. Para o Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, a viagem consolida o que foi discutido em sala de aula. “A visita técnica na Usina Binacional de Itaipu reforçou o entendimento da magnitude da Usina e importância para o nosso país”, destacou. Somente em 2022, a usina de Itaipu produziu 69.873.095 MWh.
Ao longo da semana, foi realizado um ciclo de palestras no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Na ocasião, foram apresentados temas por diferentes instituições. A Capitania Fluvial do Paraná tratou sobre “o papel da Marinha nas Operações de Inteligência Interagências”; a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apresentação sobre “a PRF na Tríplice Fronteira”. Já a Polícia Federal (PF) discorreu sobre “a atuação do Núcleo de Inteligência Policial na Tríplice Fronteira” e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada tratou sobre “atividades militares e operações interagências da Brigada na faixa de fronteira com o Paraguai”.
Também foram apresentadas palestras sobre a “atuação do 9º Núcleo de Pesquisa e Investigação na Tríplice Fronteira”, pela Receita Federal e “a conjuntura regional na Tríplice Fronteira”, pela Agência Brasileira de Inteligência. Toda a programação ocorreu com o apoio do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Foz do Iguaçu.
De acordo com o Coordenador Acadêmico Adjunto do CSIE, Coronel R1 Ivan Oliveira, os conhecimentos adquiridos em Foz do Iguaçu serão de grande valia para a carreira de cada um dos participantes. “Este estudo é fundamental para que os alunos conheçam, na prática, parte do que foi debatido na teoria. Tenho certeza que será uma experiência de grande valia para a turma do CSIE 2023”, destacou.
O Curso Superior de Inteligência Estratégica conta com 43 alunos, representantes de 36 instituições do Governo Federal e dos governos estaduais. A duração total é de 16 semanas, tendo iniciado em 13 de março e o encerramento marcado para 30 de junho.