Notícias
OBRAS
Obra do bunker está na fase de concretagem das paredes
A construção do bunker ou casamata (sala especial com blindagem para radiação) que irá abrigar o novo acelerador linear do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) já está na fase de preparação para concretagem das paredes.
A obra, licitada pelo Ministério da Saúde, teve início em agosto de 2016 e sofreu alterações no cronograma inicial, devido às chuvas do final do ano. A previsão era concluí-la em janeiro de 2017. Porém, o acúmulo de água - ainda na fase da fundação -, atrasou o cronograma. Foi preciso providenciar bombas para fazer a sucção da água parada. A nova previsão é para março de 2017.
Segundo a engenheira Jade Pessoa, da JC Instalações de Goiás (empresa responsável pela construção) a área total da obra é de 199,80 m² e o custo estimado é de R$ 1,7 milhões. As paredes irão medir entre 1,20m e 2,25m de espessura devido à necessidade de isolamento da radiação do aparelho usado no tratamento contra o câncer (emite radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem).
O trabalho da obra do bunker é acompanhado de perto pelo fiscal de instalações da empresa Varian Medical Systems licitada pelo Governo Federal para fazer o projeto do bunker.