Notícias
Lions Clube Santa Maria Dores e Ctcriac organizam exposição para alertar sobre os sintomas do câncer infantil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes são registrados no mundo, a cada ano. O percentual de cura em países subdesenvolvidos é menor em comparação à países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A doença é a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Com objetivo de incentivar o diagnóstico precoce da doença e elevar as chances de cura, dia 15 de fevereiro foi instituído com o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. Uma parceria do Lions Clube Santa Maria Dores com o Centro de Tratamento de Criança e Adolescente com Câncer (CTCriac) do Hospital Universitário de Santa Maria deu início, na manhã de terça-feira (15), a exposição fotográfica Um Olhar para a Prevenção, com pacientes em tratamento no hospital. A Exposição ficará até o dia 28 de fevereiro no hall de entrada do HUSM. Também estão sendo distribuídos folders com os sintomas da doença.
- O Lions Internacional tem como uma das metas globais auxiliar no diagnóstico e tratamento de crianças com câncer. Levar informações sobre os sintomas pode salvar vidas na medida em que pais, professores e profissionais da saúde estejam alertas aos sinais – explica Leila Moura, Presidente do Lions Clube Santa Maria Dores.
- Em relação às crianças, os sintomas - muitas vezes - se confundem com sintomas de outras doenças: febre, manchas roxas, dor de cabeça. Então é importante a família e o pediatra ficarem atentos. Essa exposição vem para mostrar que a doença tem cura, quando diagnosticada precocemente – afirma Dr. Mauber Eduardo Schultz Moreira, Chefe da Unidade de Hematologia e Oncologia do HUSM.
As imagens das oito crianças e adolescentes foram feitas pelo fotógrafo Renan Pires durante as comemorações do Setembro Dourado – mês dedicado ao alerta de sinais e sintomas para a detecção do câncer infanto-juvenil, em 2021. A exposição esteve no Shopping Praça Nova, em novembro do ano passado.
No dia 21 de fevereiro, às 16h, está previsto o lançamento do documentário Um Olhar para a Prevenção, no Auditório Gulerpe. O Audiovisual de cerca de 30 minutos traz depoimentos de pais, pacientes e profissionais da saúde.
Boa notícia –
O Congresso Nacional aprovou, no dia 10 de fevereiro, o projeto que cria a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica. A proposta visa aumentar a sobrevida e reduzir a mortalidade de crianças e adolescentes com a doença, bem como evitar o abandono ao tratamento e melhorar a qualidade de vida desses pacientes de zero a 19 anos. A Política prevê medidas de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos. O texto ainda depende de sanção presidencial.
Fique atento aos sintomas
• Febre prolongada de causa não identificada.
• Manchas roxas ou sangramento pelo corpo sem ter sido machucado.
• Vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio.
• Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.
• Perda de peso.
• Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços.
• Palidez inexplicada.
• Ínguas (caroços) de crescimento progressivo.
• Caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga.
• Reflexo esbranquiçado no olho, sob a incidência de luz.
• Diminuição da visão ou perda de equilíbrio.