Notícias
Novo local
Laboratório de Análises Clínicas está funcionando em novas instalações
Desde o início de setembro, O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria está operando em um novo prédio – anexo ao hospital. Os pacientes ambulatoriais também já estão realizando a coleta de exames (sangue, urina, fezes etc) no prédio da Central de Laboratórios. No HUSM – onde o serviço funcionou por cerca de 40 anos – seguem as coletas apenas para os pacientes com dificuldade de locomoção e o agendamento dos exames. Por dia, o Laboratório de Análises Clínicas realiza cerca de 500 atendimentos, mais da metade deles de pacientes não internados, em atendimento ambulatorial.
- Os pacientes que chegarem de maca, nas ambulâncias, e que têm atendimento agendado no HUSM seguem fazendo a coleta no prédio do hospital, para evitar o deslocamento. Dali, eles são encaminhados para a consulta nas dependências do hospital. Os demais, devem se dirigir ao prédio novo, nos fundos do HUSM – explica Iara Bertoncello, chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica.
Os atendimentos são organizados com agendamentos prévios. Ao final de cada consulta, o paciente deve se dirigir ao guichê do LAC, no HUSM, para receber as instruções do exame agendado (tempo de jejum, orientações sobre coleta de urina etc). Ele irá receber um tíquete com o dia e a hora marcados. As coletas de exames são feitas seguindo a ordem desse agendamento.
A obra de construção da Central de Laboratórios iniciou em 2017 e foi entregue em 2021. A transferência dos setores ocorreu por etapas. O primeiro serviço a ocupar a nova área foi o de Biologia Molecular – responsável, entre outras funções, pelo teste de PCR para diagnóstico de Covid-19 -, transferido ainda durante a pandemia. No início do ano, os profissionais responsáveis pelas áreas de Imunofenotipagem, citogenética, Laboratório de Carga Viral/CD4 do HIV ocuparam o segundo piso. De 12 a 16 de setembro os laboratórios de Imunoquímica e Hematologia foram instalados. No final de setembro ocorreu a última etapa, com a transferência dos laboratórios de Microbiologia e Micologia.
– Estamos estruturando as salas, instalando os pontos de redes, montando equipamentos e distribuindo mobiliário. O novo prédio irá proporcionar melhorias para funcionários e pacientes – afirma Elehu Moura de Oliveira, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico.
A Central de Laboratório está instalada em uma área de 3.233m², que tem o triplo de tamanho em relação ao espaço anterior. São três andares. No primeiro pavimento, estão o Laboratório de análises em geral (imunoquímica, hematologia, microbiologia, micologia e correlatos), a recepção, as salas de coleta – inclusive um espaço específico para coleta em crianças, que será decorado em breve –, os banheiros e a copa para os pacientes.
- Em alguns exames, o paciente precisa se alimentar para fazer a segunda coleta. Nas antigas instalações, ele se alimentava no corredor. Agora temos uma área específica – comemora Iara.
No segundo andar, estão os setores de Biologia Molecular (Lab. Covid), Imunofenotipagem, Citogenética e Laboratório de Carga Vira/CD4 do HIV. E no terceiro, onde também está instalado o Centro de Pesquisas Clínicas, está a Patologia e o Auditório para cursos e capacitações internas.
Para o paciente melhorou a infraestrutura – o acolhimento, as acomodações. Para os colaboradores, o ambiente de trabalho está mais qualificado: a área física ampliou, o mobiliário foi renovado, todas as salas têm janelas, há espaço para sala de lanche e descanso, sala para capacitação da equipe interna e mais banheiros.