Notícias
ASSISTÊNCIA
HUSM adquire equipamentos que vão beneficiar pacientes em tratamento de doenças da pele
Santa Maria (RS) - Os pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM) terão acesso a um novo tratamento disponível para doenças inflamatórias da pele, como dermatite atópica, psoríase e vitiligo, além das neoplásicas, como os linfomas cutâneos (um tipo de câncer do sistema imunológico, que começa na pele). Eles serão beneficiados com a chegada de uma cabine de fototerapia (que será montada nesta semana), e de um equipamento portátil de fototerapia adquiridos com recursos da Justiça Federal no valor de R$ 96,5 mil.
“A radiação Ultravioleta (UV) emitida pelos equipamentos tem ação anti-inflamatória, imunomoduladora e reguladora nas células da pele e do sistema imunológico. Assim, o paciente, dependendo da doença e da cor da pele, fica exposto a essa radiação por alguns minutos, de duas a três vezes por semana, ao longo dos meses”, explica o dermatologista do HUSM-UFSM, André Costa Beber.
O especialista destaca que, por enquanto, os pacientes com dermatite atópica, psoríase e vitiligo em tratamento com outras terapias, serão reavaliados nas próximas semanas para decidir sobre a mudança para o novo tratamento. “Esses equipamentos vão ampliar as opções terapêuticas e reduzir os custos de controle dessas doenças. Em relação ao linfoma cutâneo, que não é uma doença comum, temos já três pacientes aguardando a liberação do equipamento para uso, já que esta será primeira opção terapêutica para controle da doença”, afirma André Costa Beber.
Parceria
O gerente administrativo do HUSM, João Batista de Vasconcellos, explica que essa parceria com a Justiça Federal já rendeu a aquisição de diversos equipamentos, como seis câmaras de Conservação de Medicamentos, estrutura metálica para montagem dos equipamentos de ar central do Centro de Transplante de Medula Óssea e Centro de Tratamento de Criança com Câncer, quatro unidades de videolaringoscópios e laser oftalmo para tratamento de retinopexia, entre outros.
“Essa parceria começou em 2015, em função de adquirirmos para a Justiça Federal os medicamentos que são demandados por meio de ordens judiciais. Realizamos os orçamentos (com ampla divulgação entre os fornecedores), então, definimos o melhor preço e encaminhamos ao magistrado para que avalie e retorne ao hospital para emissão da ordem de fornecimento. Dessa forma, houve uma sensível redução no gasto com essas aquisições. E como contrapartida, desde então viemos recebendo doações significativas para aquisições de materiais e equipamentos”, destaca João Batista de Vasconcellos.
Em virtude desta parceria com a Justiça Federal, o HUSM conseguiu acesso a outras fontes de recursos em órgãos, como o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal, que já destinaram valores para a aquisição de craniótomo, conjunto instrumental para otorrinolaringologia e esteiras ergométricas para avaliação cardiológica, por exemplo.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda, com revisão de Danielle Campos