Notícias
10 ANOS - SERVIÇO HEMODINÂMICA HUSM
Hemodinâmica do HUSM completa 10 anos com mais de 16 mil procedimentos realizados
Dr. Arnoldo dos Santos - médico que realizou o primeiro procedimento no Laboratório de Hemodinâmica - e parte da equipe de Enfermagem e Técnicos Administrativos.
O Laboratório de Hemodinâmica do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) completou no mês de Maio, 10 anos de funcionamento contínuo. Durante esse período, foram realizados 16.985 procedimentos, como cateterismos, angioplastia e implantes de marcapasso. O HUSM é o único hospital da região que oferece - pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custo algum para os pacientes - exames de diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.
O médico hemodinamicista Arnoldo Azevedo dos Santos recorda muito bem como foi o início do serviço, pois foi ele quem realizou o primeiro procedimento: um cateterismo.
- Na época, como ainda estávamos iniciando não tinha material licitado. Fiz uma doação e trouxe o material de casa. Coloquei tudo no porta-malas e vim para o hospital. O procedimento foi um sucesso – recorda.
A lembrança de um início cercado de dificuldades se deve ao fato de que no final da década de 70 o hospital já tinha aberto um Laboratório de Hemodinâmica. Contudo, o serviço fechou em 1988 e só voltou ativa em 2006, depois de anos de planejamento, discussões e muitas reuniões com a gestão do hospital e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
- Foi muito difícil, porque do laboratório anterior não restou nem os equipamentos. Tivemos que licitar tudo novamente e contar com recurso, inclusive, de emenda parlamentar – afirma o médico.
O espaço físico cedido para a instalação do novo Laboratório de Hemodinâmica foi as salas onde ficava, na época, a Direção Geral e Direção Clínica. É nesse mesmo local e com a mesma infraestrutura que o serviço funciona até hoje. Contudo, a contratação de novos profissionais permitiu que o número de procedimentos realizados quadruplicasse em uma década. No primeiro ano, em 2006, quando eram ofertados três tipos de exame (veja quadro abaixo), foram realizados 431 procedimentos. No ano passado, quanto o hospital já ofertava oito tipos de exames, o total de procedimentos chegou a 1.980.
- É preciso deixar claro que esse número não corresponde ao número de pacientes atendidos, porque um mesmo paciente pode ter realizado mais de um procedimento. Contudo é um número significativo que demostra a importância desse serviço na região – explica o hemodinamicista.
O assistente administrativo Luiz Brutti também atua no laboratório desde 2006. Entre as funções que ele executa está o controle e análise de todos os procedimentos realizados, bem como o encaminhamento dos documentos exigidos para repasses de recursos pelo Governo Federal. Brutti conta que muitos pacientes, quando retornam a Santa Maria, fazem questão de visitar o serviço.
- Alguns passam por aqui e nos trazem um doce, uma cuca – afirma.
Planos para o futuro – A projeção para daqui 10 anos é que o serviço possa funcionar 24h e que até lá já tenha sido possível ampliar o espaço físico para qualificar ainda mais o atendimento.
- Precisamos investir na compra de novos equipamentos e abertura de novos leitos para atender a demanda, que é crescente – diz o médico.
Segundo Brutti, para alguns tipos de exame, como a angioplastia, por exemplo, há uma fila de espera de três meses entre a marcação e a realização do procedimento.
- É evidente que casos graves não esperam esse período, somente o paciente que está estável. Contudo, comprova que há demanda – afirma Brutti.
Laboratório de Hemodinâmica
Exames ofertados
Em 2006:Cateterismo Cardíaco, Angioplastia e Marcapasso.
Atualmente: Cateterismo Cardíaco, Angioplastia Coronariana (implante de stent* nas artérias do coração ), Arteriografias, Angioplastia Periférica (stent* vascular em membros periféricos, carótidas), Implante de Marcapassos, Implante de Filtro de Veia Cava, Valvuloplastias, Endopróteses, Retirada de Corpo Estranho Intravascular, Balão intra aórtico, Trombectomia Pulmonar e Embolização Vascular de tumores.
*O stent é uma pequena prótese metálica que “desentope” os vasos responsáveis por levar oxigênio e nutrientes ao músculo do coração e evita que eles sejam novamente obstruídos pelas placas de gordura.
Profissionais lotados no serviço
Em 2006: dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem.
Atualmente: oito médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Médicos: Arnoldo Azevedo dos Santos, Aníbal Pereira Abelin, Valquíria Gallho Bulcão, Romoaldo Bolzani dos Santos, Alcides Voguel, Daniela Oliveira Teixeira, Stela Brum e Gerson Pereira de Oliveira
Atendimento
7h às 19h e das 19h às 7h (sobreaviso para atender emergência)
Estrutura física
Uma sala de procedimento, uma sala de preparo e recuperação com capacidade para três pacientes, sala de controle, uma sala administrativas, uma sala de guarda de materiais e outra para limpeza desses materiais e um depósito para acessórios de limpeza do ambiente.