Notícias
SAÚDE
Dia 24 de março é Dia Nacional de combate à Tuberculose
A Tuberculose é uma doença como problema de saúde pública mundial, isto é, de ampla distribuição geográfica. Está fortemente associada à pobreza e às desigualdades sociais, e tem acometido os mais diferentes grupos populacionais.
O Brasil é o 17º colocado entre os 22 países com 80% dos casos de tuberculose no mundo, e apresenta uma taxa de incidência da enfermidade de 33 casos por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul é o sétimo estado brasileiro em incidência de tuberculose, com uma taxa de 40 a 46 casos por 100 mil habitantes.
A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria, transmitida por via aérea em praticamente todos os casos.
A transmissão ocorre por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar. Quando essas gotículas são inaladas por pessoas sadias, podem provocar a infecção tuberculosa.
A transmissão ocorre geralmente em ambientes fechados, nos quais as partículas expelidas pelo doente de Tuberculose (TB) podem permanecer no ar, principalmente em locais escuros e pouco ventilados, por longos períodos.
Medidas de proteção:
- A ventilação constante e a luz solar direta removem as partículas e matam rapidamente os bacilos.
- Toda criança ao nascer recebe a Vacina BCG
- Para o diagnóstico da Tuberculose, o exame do escarro, Exame Bacteriológico Direto do Escarro é fundamental.
A baciloscopia direta do escarro deve sempre ser solicitada para:
• pacientes adultos que procurem o serviço de saúde por apresentarem queixas respiratórias ou, informarem ter tosse e expectoração há três semanas ou mais; febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
• pacientes que apresentem alterações pulmonares na radiografia de tórax;
• contatos de casos de tuberculose pulmonar bacilíferos que apresentem queixas respiratórias.
*A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos e o tratamento é gratuito.
Maiores informações entre em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria (NVEHUSM) - RAMAL 1522
Texto e informações: NVEHUSM