Notícias
EBSERH NO CONBRASCC | CONHECIMENTO APLICADO
ConBrasCC reúne trabalhos acadêmicos sobre saúde e catástrofes climáticas
Santa Maria (RS) – Nos bastidores da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024, nasceram olhares investigativos e reflexivos que buscam entender e transformar a realidade marcada pela crise. Esses esforços científicos e relatos de experiências ganharam voz no Congresso Brasileiro sobre Catástrofes Climáticas (ConBrasCC), realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento foi organizado pela UFSM, pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na sexta-feira (31/5), foram apresentados 124 trabalhos, entre pesquisas e relatos de experiência, sendo que 14 concorreram à premiação. A docente do Departamento de Enfermagem da UFSM, Cristiane Cardoso de Paula, explicou que “no contexto do ConBrasCC, a Revista de Enfermagem (REUFSM) foi responsável pela comissão de premiação dos trabalhos”. Segundo ela, a comissão foi composta por avaliadores de diferentes universidades, garantindo uma análise criteriosa. “Cada trabalho foi avaliado por dois revisores independentes, utilizando um instrumento padrão da Revista de Enfermagem”, detalhou.
As contribuições desses 14 trabalhos vieram de diversas áreas do conhecimento, como Enfermagem, Psicologia, Comunicação, Artes e Educação. Alguns estudos abordaram os fatores de risco à saúde das populações afetadas, enquanto outros trouxeram intervenções práticas de cuidado e acompanhamento dessas pessoas. “Recebemos trabalhos com autores de diferentes disciplinas e contribuições significativas de prefeituras, secretarias de saúde e movimentos sociais”, completou Cristiane.
Os resultados, segundo a docente, “reforçam a necessidade de ações integradas e contínuas para atender as populações mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, indígenas e quilombolas. Além das respostas emergenciais, os estudos apontam para a importância do acompanhamento a longo prazo dessas comunidades”.
A coordenadora da Comissão Científica do ConBrasCC, Graziele Dalmolin, destacou que foram apresentados 110 resumos simples no formato de pôsteres digitais, incluindo pesquisas, relatos de experiência e revisões de literatura. Os trabalhos trataram de situações de catástrofes climáticas em várias regiões do país, não apenas no Rio Grande do Sul. “Observamos um crescimento nas revisões de literatura, o que reflete uma busca por maior compreensão do tema”, afirmou. Ela ressaltou ainda que alguns trabalhos já trazem pesquisas de campo em andamento.
Os temas abordaram áreas como saúde, resgate, meteorologia, geografia e psicologia. Entre os participantes estavam estudantes, profissionais e instituições de diferentes regiões do país, incluindo os três hospitais universitários vinculados à Ebserh no Rio Grande do Sul: HUSM-UFSM, HU-Furg e HE-UFPel.
Trabalhos premiados
- 1º lugar: Estruturação e implementação do Programa Vigidesastres em uma Coordenadoria Regional de Saúde, de Pedro Augusto Crespo da Silva, Kaiane Konzen Leal, Maria Natália de Souza Pereira, Eduarda Maximovitz Palma, Rafael Scherdien da Silva e Jéssica dos Santos Ribeiro Madureiro.
- 2º lugar – Menção honrosa: Transformação do trauma em experiência compartilhada: ações com estudantes de escola pública atingida pelas enchentes, de Isadora Schmitt Colomé, Jana Gonçalves Zappe, Jordana Rodrigues da Silva, Lenon Goulart de Vargas, Caroline Pöttker e Carolina Schmitt Colomé.
- 3º lugar – Menção honrosa: Desafios e resiliência: experiência das equipes de saúde em um abrigo para vítimas das enchentes, de Ingrid Miriam Oliveira, Bruna Abbud da Silva e Naiana Alves Oliveira.
Sobre o ConBrasCC
O ConBrasCC foi um dos seis projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é capacitar gestores e profissionais para enfrentar emergências climáticas e promover melhorias na saúde pública. Além disso, o evento destinou os valores arrecadados com as inscrições ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, fortalecendo ações solidárias.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh