Notícias
ATO SOLIDÁRIO
Comunidade Acadêmica comparece ao chamado para doação de sangue no HUSM
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta quarta-feira (26), uma ação de coleta de sangue para fortalecer o estoque regional. Ao todo 47 pessoas doaram sangue na Unidade de Hemoterapia do HUSM, localizada no subsolo.
A atividade é fruto da parceria do hospital com o Hemocentro Regional de Santa Maria (HEMORSM), responsável pela coleta e distribuição de hemocomponentes na região central do estado. A enfermeira responsável pela equipe do HUSM, Christiani Rambo, salienta que a realização de ações como essa “facilitam a logística para as pessoas da comunidade acadêmica, e assim, contribuem para o aumento de doadores, visando manter cheios os estoques do hemocentro”.
A enfermeira ainda reforça a importância dessa parceria, em virtude do Hospital Universitário ser um dos maiores pontos de destino das coletas de sangue do Hemocentro: “Aqui a gente tem muito consumo, pacientes com cirurgias e transplantes, fazem bastante uso de sangue. Dessa forma, a gente mantém os estoques”.
Desta vez, a novidade do evento foi a distribuição de camisetas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para os doadores. A iniciativa do Gabinete do Reitor tem o intuito de incentivar a doação de sangue e fortalecer a conscientização sobre a importância desse ato solidário, reforçando o compromisso da universidade com a saúde e a responsabilidade social.
A doutoranda em Biologia, Maiara Jansch, de 31 anos, fez questão de participar, afirmando que “a possibilidade de doar dentro da UFSM eliminou a necessidade de deslocamento até o Hemocentro, tornando o processo mais acessível e prático”.
A chefe da Unidade de Administração de Pessoal do HUSM, Edivane Chielle, é doadora desde os 18 anos. Ela também aproveitou a oportunidade de poder contribuir com a campanha dentro do seu local de trabalho: “A gente nunca sabe quando poderá precisar”.
Próximas datas e impacto no SUS
Para 2025, outras coletas estão programadas para os dias 7 de maio, 2 de julho, 17 de setembro e 12 de novembro. O HUSM cede seu espaço e auxilia na organização das campanhas, contribuindo para o fortalecimento dos estoques regionais de sangue. O Hospital é um dos maiores consumidores de hemocomponentes da região, utilizados em tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O HUSM transfunde, em média, 1,2 mil hemocomponentes por mês. E, como acrescentou Aline Rigão, chefe da Unidade de Hemoterapia do HUSM, “ Esse procedimento pode salvar a vida das pessoas que dependem deste ato em decorrência do seu tratamento. Uma doação é capaz de gerar até quatro hemocomponentes e com isso salvar até quatro vidas”.
Como doar sangue
O HEMORSM estabelece alguns requisitos para quem deseja doar sangue. Os requisitos são:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 quilos;
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa no dia da doação;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Algumas condições podem impedir temporariamente a doação:
- Gripe ou febre;
- Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
- Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
- Tatuagem e piercing realizados em ambiente com antissepsia adequada, aguardar 6 meses, exceto piercing na área genital, boca e/ou língua, nesse caso aguardar 12 meses após a retirada;
- Exposição à situação de risco para o HIV;
- Herpes labial.
Algumas condições impedem a doação de forma definitiva:
- Doença de Chagas;
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Ser portador dos vírus: HIV (aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas);
- Uso de drogas injetáveis.
- IMPORTANTE: Outros critérios que podem impedir a doação serão verificados durante a entrevista de triagem clínica, realizada antes da coleta.
Os intervalos recomendados entre as doações são:
- Mulheres: 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses).
- Homens: 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses).