Notícias
Projeto CUIDARTE
Bailarinas e contadora de histórias interagiram com pacientes do CTCriac
As crianças internadas no Centro de Tratamento de Crianças e Adolescentes com Câncer (CTCriac), do Hospital Universitário de Santa Maria, receberam a visita cultural de dois projetos financiados pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC). Veja o vídeo.
No final de setembro, a chapeuzinho vermelho e a gata – personagens do espetáculo Bodas de Aurora – levaram música, dança, leveza e encantamento para pacientes, pais e funcionários, aos transformarem o corredor da unidade de internação em um grande palco. As bailarinas do projeto Dançando para Educar visitaram o espaço para interagir com as crianças em tratamento.
As Bodas de Aurora correspondem ao Ato III de A Bela Adormecida, com composições de Tchaikovski e coreografias de Marius Petipa, adaptadas para o espetáculo pela professora e coreógrafa Bia Isaia.
No dia 06 de outubro, a atriz e contadora de histórias Daniela Varotto conduziu os pequenos para uma viagem a savana africana. Por meio do projeto Contar e Encantar Histórias, a narrativa contada foi a da menina OBAX, uma jovem negra, de imaginação ilimitada, que deu a volta ao mundo nas costas de um elefante e presenciou chuvas diferentes: de água, de pedra, de estrelas ...
- Gostei de toda história. Me fez viajar – completa Arthur Bortolasi, 17 anos.
- Achei muito bom, porque eles se distraem um pouco desse mundo que eles estão vivendo e dão um sorriso, apesar de tudo – afirma Márcia Marques, mãe do pequeno Matias, de Maçambará.
- A parte que eu mais gostei foi a chuva de flores. Acho que deve ser bem cheirosa – disse Brenda, 7 anos.
As apresentações foram a convite do projeto CUIDARTE: Cuidado e Arte no Ambiente Hospitalar, uma iniciativa da Superintendência e da Unidade de Comunicação do Hospital Universitário de Santa Maria.
Apresente seu projeto cultural no HUSM, entre em contato pelo telefone (55) 3213 1414.