Notícias
AÇÃO ESPECIAL
Teste para medir dependência do cigarro e certificado de ex-fumante no Dia de Combate ao Fumo
Professores e alunos do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab) vão promover uma ação especial no dia 29 de agosto, quarta-feira, marcando o Dia Nacional de Combate ao Fumo no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh.
Os interessados poderão fazer o Teste de Fagerstrom, que mede o grau de dependência de nicotina com base em uma série de perguntas sobre o tabagismo e receberão orientação para quem quer deixar o cigarro. Outra atividade prevista pelo NET-Tab é a distribuição de certificados simbólicos de ex-fumantes par aqueles que já estão há mais de seis meses sem fumar.
No evento, pacientes, visitantes e funcionários fumantes vão receber orientações para parar de fumar, com esclarecimentos relacionados aos malefícios do tabaco e os benefícios da interrupção. Haverá, ainda, distribuição de mensagens de incentivo: a pessoa poderá pegar uma mensagem ou levar para um conhecido fumante.
De acordo com os organizadores da ação, outra atividade prevista para a ação do 29 de agosto será estimular as pessoas a enviarem mensagens via celular para amigos fumantes, incentivando-os a deixar o hábito.
O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo, que é um projeto de extensão que existe desde 2014, realiza, regularmente, busca ativa com posterior abordagem e tratamento medicamentoso do paciente tabagista hospitalizado com a distribuição de cartilhas educativas, com esclarecimentos relacionados aos malefícios do tabaco e benefícios da interrupção.
De acordo com a professora Leila Steidle, coordenadora do NET-Tab, o número de fumantes vem caindo ao longo dos anos, principalmente devido às políticas públicas de combate ao tabagismo mas ainda existem muitos casos de doenças associados ao hábito de fumar, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e doenças cardiovasculares.
“Quem fuma tem 25% a mais de chances de um ataque cardíaco em relação a quem não fuma” ,exemplifica a professora.