Notícias
AÇÃO E PREVENÇÃO
Setembro Amarelo reforça acolhimento e combate ao estigma na prevenção ao suicídio
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove em setembro uma série de atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo, movimento nacional voltado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. Criada em 2015, a mobilização se consolidou como a maior ação do tipo no país, chamando atenção para a importância da escuta sem julgamentos, do acolhimento humano e da quebra de tabus em torno do sofrimento psíquico e dos transtornos mentais.
Segundo dados oficiais, o Brasil tem mais de 30 internações diárias por tentativas de suicídio. Para especialistas, isso mostra que ainda é preciso ampliar o diálogo e a rede de apoio às pessoas em sofrimento. O Setembro Amarelo sinaliza que a saúde mental deve ser cuidada e respeitada.
De acordo com o chefe da Unidade de Saúde Mental do HU-UFSC, Deidvid de Abreu, além de falar diretamente sobre o tema, é importante abordá-lo de forma ampla e considerar diferentes fatores que influenciam sua incidência. “Precisamos falar também sobre prevenção e promoção de saúde mental, tema que será abordado no dia 24 de setembro, no período vespertino, no Auditório Central do HU”, destacou.
Programação
No HU-UFSC, a programação iniciou no dia 17 de setembro com duas atividades principais. Às 14h, foi realizada a palestra Primeiros Socorros Psicológicos para Profissionais da Saúde, ministrada por Henrique do Nascimento Ricardo, psicólogo organizacional da UFSCar. Em seguida a equipe do grupo de trabalho de prevenção ao suicídio do Comitê de Segurança do Paciente (COSEP) do HU-UFSC apresentou o Manual de Prevenção e Avaliação de Risco de Suicídio Intra-hospitalar. Durante a abertura das atividades, os organizadores também realizaram a distribuição de fitinhas amarelas, símbolo da campanha.
A agenda segue no dia 24 de setembro, dentro da programação do Seminário de Segurança do Paciente, também com atividades voltadas à saúde mental, no Auditório Central do HU-UFSC. Às 13h30, ocorre a palestra Uso de telas e jogos: impactos na saúde mental de crianças e adolescentes, seguida da atividade Promoção de saúde mental para profissionais de saúde: desafios e possibilidades de avanços.
“Essas ações são pensadas para fortalecer o conhecimento e capacitar profissionais do HU e da rede de saúde para atuar com o tema da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Silenciar a dor ou sofrimento de alguém não contribui para sua melhora. Cada gesto de acolhimento pode ser decisivo para salvar uma vida”, concluiu Deidvid.
Sobre a Ebserh
HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.