Notícias
CAMPANHA
Muito além da balança, tratamento da obesidade exige hábitos saudáveis contínuos
O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, dia 11 de outubro, chama atenção para o cenário global da obesidade e urgência de a população adotar cada vez mais hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção e controle. De acordo com a edição deste ano do Atlas Mundial da Obesidade, relatório produzido pela Federação Mundial da Obesidade, no Brasil, a projeção é que 31% da população adulta esteja obesa.
No Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), equipes multiprofissionais atuam de forma integrada no tratamento da obesidade e no acompanhamento de pacientes que buscam a cirurgia bariátrica. Como parte das ações alusivas à data, o hospital realizou no último sábado (11/10) cirurgias bariátricas, com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento e reduzir a fila de espera de pacientes que aguardavam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias foram realizadas com a participação de um cirurgião convidado que apresentou uma técnica diferenciada e ministrou uma aula para os residentes entre os procedimentos.
Segundo o médico cirurgião Tiago Rafael Onzi, responsável pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HU-UFSC, a obesidade é uma doença crônica, multifatorial e recidivante por isso muito difícil de ser controlada e tratada. “A campanha visa a prevenção da instalação desta importante doença que vai desde a informação da sua existência para a população; da sua importância de tratamento para que outras doenças, como diabetes mellitus e hipertensão arterial, não aconteçam provocadas pela obesidade; ensino nas escolas fundamentais sobre o assunto; e políticas públicas que proporcionem o adequado fluxo de atendimento do paciente, seja ele clínico ou cirúrgico”, ressalta.
“Como forma de chamar atenção para isso, participamos da campanha da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - “Acolher, prevenir e tratar: todos juntos contra a obesidade “- realizando cirurgias bariátricas no dia 11, assim como outros Hospitais por todo o país que prestam atendimento pelo SUS”, acrescenta.
No HU-UFSC, o Ambulatório de Obesidade Mórbida oferece acompanhamento multiprofissional a pacientes encaminhados via regulação. O serviço conta com equipe composta por médicos cirurgiões e clínicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e assistente social, garantindo o cuidado integral antes e após a cirurgia. Já são mais de 1250 pacientes operados pelo SUS, com acompanhamento pré e pós-operatório. “Além do atendimento assistencial o serviço proporciona ensino de qualidade, função primordial do Hospital Universitário, aos alunos de graduação e residentes de cirurgia geral e de aparelho digestivo”, finaliza o cirurgião.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.