Notícias
SEPSE
HU-UFSC reforça importância da abertura do protocolo no atendimento a pacientes com sepse
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu à campanha do Dia Mundial da Sepse (13/09) e promove ação interna chamando a atenção para a importância da abertura do protocolo no atendimento a pacientes com suspeita da doença. A sepse é uma das principais causas de óbito no mundo e demanda identificação e manejo rápido para garantir maior chance de sobrevivência.
Segundo o médico infectologista do HU-UFSC, Rodrigo Douglas Rodrigues, a abertura do protocolo é fundamental para garantir o atendimento ágil e integrado da equipe multidisciplinar. “O atendimento via protocolo é um elo que aciona e garante o manejo ágil e conjunto de toda a equipe multidisciplinar envolvida no atendimento do paciente com sepse”, explicou.
Ele destacou que a abertura do protocolo já na triagem permite sinalizar a prioridade de atendimento médico e acionar os demais setores envolvidos. “Com o protocolo aberto, ocorre também a sinalização para a equipe de enfermagem, laboratório e farmácia, que irão providenciar rapidamente a coleta de exames laboratoriais, a administração de antibiótico e a ressuscitação volêmica [com medicamento], nos casos que esta estiver indicada. É extremamente importante que todos esses itens do atendimento sejam realizados em até uma hora da admissão do paciente, porque essa agilidade no atendimento reduz em até 50% o risco de óbito na sepse”, afirmou.
Além da resposta rápida, o protocolo também funciona como instrumento de monitoramento e aperfeiçoamento da assistência. “A abertura e a adesão ao protocolo de sepse permitem ainda o gerenciamento do atendimento e a identificação de potenciais pontos de inconformidade no manejo do paciente com sepse. Isso possibilita a avaliação contínua, feedback às equipes assistenciais e intervenção para melhoria constante da segurança do paciente”, completou o infectologista.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.