Notícias
PADRONIZAÇÃO
HU-UFSC inicia implementação do sistema GED para gestão de documentos institucionais
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou no mês de julho a implementação do Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), ferramenta desenvolvida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para padronizar e aprimorar a gestão documental nas unidades hospitalares.
O GED é uma solução eletrônica que permite o registro, controle de versões, tramitação e arquivamento digital de documentos, contribuindo para maior segurança da informação e agilidade nos processos internos. A ferramenta faz parte das diretrizes do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, voltado à padronização de processos e à melhoria contínua da rede hospitalar.
Para Jaqueline Nunes Flores, chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, a mudança representa um avanço importante na gestão documental do HU-UFSC: "A implementação do GED contribui para a organização dos documentos da instituição, tornado o processo mais transparente, visto que os autores conseguem acompanhar o status dos documentos durante o processo de validação, aprovação e publicação. Além disso, com esta ferramenta é possível realizar todas as etapas da gestão de documentos em um único sistema. Nosso objetivo é garantir a organização dos documentos institucionais, estimular a padronização dos processos, bem como favorecer o acesso aos documentos por todos os trabalhadores do hospital”.
A expectativa é que, a partir do segundo semestre, todos os documentos institucionais do hospital passem a ser elaborados, analisados, validados e aprovados diretamente no sistema, conforme as diretrizes estabelecidas pela Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovaçã