Notícias
SAÚDE DO TRABALHADOR
HU-UFSC inicia atendimentos do Projeto Acolhe para promoção da saúde mental no ambiente de trabalho
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a ofertar atendimentos de escuta psicológica no âmbito do Projeto Acolhe, iniciativa da Ebserh voltada à promoção da saúde mental dos trabalhadores. O serviço está disponível a todos os colaboradores do hospital – incluindo empregados Ebserh, servidores da UFSC, terceirizados, residentes, estagiários e prestadores de serviço – e pode ser acessado por meio de agendamento eletrônico na Intranet Ebserh.
No HU-UFSC, os atendimentos são realizados pelos psicólogos organizacionais Márcia Aparecida da Silva Creminácio e Frederico Gomes e Silva Moreira. O Projeto Acolhe prevê a escuta qualificada como forma de apoio diante de demandas relacionadas ao ambiente de trabalho e situações que possam impactar o bem-estar emocional dos profissionais.
Para o psicólogo Frederico Gomes, a iniciativa é um avanço nas relações de trabalho, preconizando a saúde mental como prioridade. “É, possivelmente, um momento histórico para a rede Ebserh e para o HU-UFSC”, comenta.
Responsável pela macrorregião Sul no Comitê de Monitoramento do Projeto Acolhe e psicóloga do projeto, Márcia Creminácio explica que a iniciativa tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento com escuta ativa, sem julgamentos, e cuidado em saúde mental. “O atendimento individual é um momento breve de escuta ativa, com ética e sem julgamentos, que possa trazer autorreflexão. Um espaço onde os trabalhadores podem compartilhar suas angústias e sofrimentos, tanto de demandas laborais quanto pessoais. A proposta é atuar na promoção da saúde e na prevenção de adoecimentos, valorizando o cuidado com quem cuida”, afirma.
A chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do HU-UFSC, Renata Brocker, destaca que a adesão ao Projeto Acolhe representa o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores e permite que o gestor tenha um olhar mais atento à melhoria da qualidade de vida no trabalho. “O projeto demonstra sensibilidade, responsabilidade social e visão de futuro, ao oferecer suporte e acolhimento em um momento em que o cuidado com o bem-estar emocional se mostra mais necessário do que nunca” conclui.
Mais informações sobre o projeto, inclusive os critérios de funcionamento e orientações sobre o agendamento, estão disponíveis na Intranet da Ebserh.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.