Notícias
DEPARTAMENTO DE CIRURGIA
Homenagem a médico Aldemar Lopes emociona profissionais e familiares no HU
A partir de agora, a sala de aula do Departamento de Cirurgia do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) passa a se chamar Sala Dr. Aldemar Lopes, em homenagem ao profissional que atuou durante 38 anos no hospital, onde deixou sua marca, tornando-se referência para estudantes, professores e demais colegas de profissão, que lotaram a sala de aula no quarto andar do hospital para a homenagem ao médico, na quarta-feira, 27 de março.
A homenagem contou com a presença de amigos e familiares do médico, que faleceu em maio do ano passado, aos 66 anos. Na solenidade, autoridades do hospital, representantes do Centro de Ciências da Saúde e médicos emocionaram a família do doutor Aldemar ao lembrar de sua trajetória e de seu papel na história do Hospital Universitário.
“Pouco de nós seremos unanimidade, mas posso afirmar com certeza que o doutor Aldemar era uma unanimidade pelo respeito que conquistou de todos em vida”, resumiu a gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Rosemeri Maurici da Silva, que fez questão de lembrar da atuação do médico homenageado como orientador de estudantes e profissionais em início de carreira.
A vice-reitora da UFSC, Alcoque Lorenzino Erdmann, destacou que a solenidade significou um momento especial, uma vez que reunia tanto autoridades que representam a instituição quanto pessoas que tinham vínculos profissionais e pessoais com o médico Aldemar Lopes. “É importante este registro histórico diante de pessoas que, como Aldemar”, marcaram a trajetória desta instituição”, acrescentou.
O chefe do Departamento de Clínica Cirúrgica do hospital, Pierre Galvagni Silveira, acentou o papel proativo do médico na condução dos trabalhos no HU. “Costumamos dizer que somos passageiros nesta vida. Mas Aldemar Lopes não foi somente passageiro: ele escreveu sua própria história, ressaltou.
O professor do Departamento de Cirurgia, Ricardo Baratieri, também se emocionou ao lembrar a história de Aldemar Lopes na universidade, citado por ele como uma referência na área científica. “Ele nos instigava a buscar o aprendizado científico e dar o melhor de nós para cuidar dos pacientes. Sua vida engrandeceu o HU e nos estimulou a ser grandes”, afirmou.
A superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, disse que a designação da sala com o nome do médico é um resgate da história do próprio hospital, uma vez que ele acompanhou todo o crescimento e fortalecimento da instituição. “O Departamento de Cirurgia conseguiu uma ponte muito sólida e forte com a assistência e isso ajudou a tornar o hospital a referência que é hoje”, disse a superintendente, que acrescentou palavras de conforto para os familiares do médico. “Eles nos deixou cedo, mas sei que ele presente neste momento e desejo muita luz em sua nova caminhada e conforto para sua família”, disse.
A médica Norma Garcia Lopes, viúva do doutor Aldemar, que se emocionou durante toda a cerimônia, disse que a homenagem tocou o coração de todos os familiares. “Não pude falar devido à emoção, mas seus colegas falaram por nós. Ele se dedicou, deixou um exemplo para os profissionais e para as novas gerações, sabemos disso, mas foi muito importante para a gente ouvir esse reconhecimento de seus colegas de profissão”, afirmou a médica.
Aldemar Lopes nasceu em Florianópolis, em 3 de dezembro de 1952 e faleceu no dia 17 de maio de 2018. A placa em sua homenagem, na porta da sala de aula, lembra sua dedicação ao ensino teórico-prático e sua contribuição para a formação de várias gerações do curso de graduação em Medicina e Residência Médica de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo.