Notícias
PADRONIZAÇÃO
Profissionais da UCM e SPA participaram da capacitação sobre parada cardiorrespiratória
Atividade teórico-prática foi desenvolvida em diferentes horários
Publicado em
14/11/2018 15h44
Atualizado em
03/11/2022 11h10
Os profissionais que atuam na Unidade de Clínica Médica (UCM) e no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram de capacitação de atendimento à Parada Cardiorrespiratória. A atividade foi realizada em diferentes turnos e com carga horária de duas horas de atividades teórico-práticas.
O objetivo foi implementar o Procedimento Operacional Padrão (POP) que padroniza o atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR) – POP 016/2018, que orienta o atendimento ágil e organizado, a fim de aumentar a chance de sucesso das manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Ainda, segundo o protocolo, está a descrição de atribuições que orienta a atuação da equipe multiprofissional no momento da intercorrência. Os profissionais receberam crachás coloridos, com a identificação profissionais e as atribuições específicas, a saber:
- Azul celeste: Plantão Médico/Clínico;
- Azul marinho: Enfermeiro assistencialista;
- Laranja: Técnico de Enfermagem “A”;
- Vermelho: Técnico de Enfermagem “B”;
- Verde: Técnico de Enfermagem “C”.
Ministraram a capacitação a enfermeira da UCM Carolina Carvalho, o enfermeiro do SPA Alisson Costa, a residente de Medicina da UCM Anna Luisa e o técnico de Enfermagem do SPA Tiago Antunes. Durante a explanação foram abordados diferentes aspectos, dentre eles: Descrição da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e demonstração de dados epidemiológicos; Reconhecimento da PCR; cadeia de sobrevivência; Suporte Básico de Vida; Benefícios do uso do Desfibrilador; Suporte Avançado de Vida; Condutas nos ritmos chocáveis e não chocáveis; Assistência Pós PCR; Prática em manequim pelos participantes e distribuição dos crachás. Os profissionais receberam os crachás coloridos e foram incentivados à prática com o manequim, observando as atribuições específicas de cada profissional. Ao longo do procedimento, os profissionais puderam esclarecer dúvidas ou dificuldades no atendimento e demonstraram contentamento ao final da capacitação.
Sobre o POP
O POP é um documento que contém instruções detalhadas que descrevem como procedimentos, atividades de rotina, tarefas e fluxos devem ser seguidos ou executados em uma determinada instituição. No HU-FURG/Ebserh foi criada a Comissão de Revisão e Implantação de Procedimentos Operacionais Padrão e Protocolos Clínicos, assim, todos os POPs devem ser revisados e/ou adequados às normativas contidas no Manual de Padronização de POPs 1.ª edição – 2014, em que se lê:
1. Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) são documentos imprescindíveis para o exercício de qualquer tarefa realizada com qualidade, eficiência e eficácia, obedecendo critérios técnicos e observando normas e legislação das áreas pertinentes. Os POPs servem de veículo para que as informações acerca dos mais diversos processos cheguem com segurança ao executor.
2. Para facilitar o entendimento e a localização das informações contidas nos POPs, a Assessoria de Comunicação Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ascom/Ebserh) produziu este manual de padronização. Ele deverá servir de orientação para a produção de variados POPs, tanto na sede quanto nas filiais, pelas áreas responsáveis.
3. O manual traz informações sobre os elementos a serem utilizados, bem como a estrutura a ser seguida, como: tipo e tamanho de fonte, espaçamento, tabulação, margens, cabeçalho e rodapé e numeração de páginas.
Acesse os POPs do HU-FURG/Ebserh no Sistemas HU ou no site institucional (Clique aqui)
Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh