Notícias
HUMANIZAÇÃO
Jardim Terapêutico transforma paisagem entre a UTI e a Emergência do HU-Furg
Rio Grande (RS) – Um espaço com grama sintética, plantas e pinturas já está encantando pacientes, familiares e trabalhadores que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Unidade de Urgência e Emergência (UUE) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Este novo local é o Jardim Terapêutico, inaugurado em 18 de dezembro e criado para transmitir conforto emocional.
O Jardim é um lugar aonde a assistência vai além do tratamento clínico, explica a chefe do Setor de Paciente Crítico, Carolina Serpa, idealizadora do projeto. A internação na UTI já é um fator de desgaste para pacientes e familiares, exigindo, ainda, circulação restrita e pouca exposição à luz do sol. O novo espaço, por outro lado, traz leveza a esse ambiente: “O Jardim terapêutico atua como um recurso complementar ao cuidado, o qual proporciona contato com a luz natural, elementos da natureza, contribui para a redução do estresse e da ansiedade, melhora do humor, bem-estar e pode favorecer momentos de pausas e reflexão, valorização do cuidado, acolhimento e vínculo com a equipe e com a instituição”, descreve Carolina.

O Jardim está em um local interno e aberto que existe entre a UTI e a Emergência, onde ficam as caixas dos aparelhos de ar-condicionado. Os pacientes o veem através das janelas de vidro e a área também segue as orientações indicadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) sobre a sua manutenção. Para a chefe da UTI, Prisciane Cardoso, a paisagem transmite vida. “O Jardim Terapêutico foi um presente para a Unidade. Ficou lindo e embelezou o espaço de forma única!”, declarou.
As pinturas de flores, céu e cachoeira foram feitas de forma voluntária por Mariana Almeida, assistente administrativa da Clínica Médica do HU-Furg e artista visual. Conforme ela ressaltou, essas imagens foram pensadas para proporcionar paz, boas energias e alegria. “Sinto que é importante aplicar toda a arte possível em ambientes hospitalares, pois elas também influenciam no bem-estar das pessoas. Minha arte também quer dizer ao paciente que pode confiar em nós. A pintura quer dizer: ‘eu me importo com você’ ”.
Para a paciente Ana Denise Maier, olhar essa nova paisagem durante a sua internação na UTI tem proporcionado mais aconchego emocional: “Acho que o Jardim traz vida, que é o que precisamos no momento. Quanto mais (itens o Jardim) tiver, mais bonito vai ficar, mais energia positiva e mais vida vai dar pra gente. Para mim foi tudo de bom”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com apoio de Leonardo Andrada de Mello
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh