Notícias
INOVAÇÃO EM SAÚDE
HU-Furg recebe equipe do Hospital Moinhos de Vento para agenda de pesquisas do Proadi-SUS
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, em 29 de janeiro, a visita da equipe responsável pelas pesquisas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Hospital Moinhos de Vento. A agenda ocorreu no HU-Furg e envolveu profissionais do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação do Hospital.
A visita teve como objetivo discutir o andamento de pesquisas em desenvolvimento no âmbito do Proadi-SUS, com destaque para o estudo GXT, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, além de promover o alinhamento institucional e a prospecção de novas pesquisas colaborativas.
Para o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação do HU-Furg/Ebserh, Luis Fernando Guerreiro, “O Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Agentes Respiratórios em Crianças apresenta elevada relevância no contexto do HU-Furg e da saúde populacional, uma vez que possibilitou a avaliação da prevalência e da incidência da tuberculose pulmonar na população pediátrica”. Sobre a parceria, destacou: “Essa cooperação interinstitucional amplia as perspectivas para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à aplicação do conhecimento científico na qualificação da assistência à saúde”.
Pesquisa aplicada ao SUS e ao cuidado em saúde
O estudo GXT, sigla para GeneXpert, raio-X e prova tuberculínica, tem como foco a comparação de diferentes estratégias diagnósticas para qualificar a identificação da infecção latente ou ativa por tuberculose em crianças e adolescentes que são contatos domiciliares de pessoas com a doença. A proposta é avaliar quais combinações de exames contribuem para um diagnóstico mais rápido e preciso, favorecendo também a adesão ao tratamento preventivo.
Coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, a pesquisa envolve seis centros no Brasil, localizados nos estados do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O município do Rio Grande integra o conjunto de centros selecionados para o desenvolvimento do estudo. O foco está na investigação de contatos de até 15 anos de idade, comparando três estratégias diagnósticas baseadas em radiografia de tórax, teste molecular GeneXpert e prova tuberculínica. A partir dessa comparação, o estudo busca identificar a forma mais eficaz de conduzir o diagnóstico e garantir que o tratamento preventivo seja iniciado e concluído, reduzindo o risco de progressão para a tuberculose ativa.
Além do estudo GXT, a agenda da visita contemplou o alinhamento e a atualização sobre o andamento dos estudos TB-PED e Vigia SUS, bem como a prospecção de novas pesquisas colaborativas. As iniciativas integram um projeto mais amplo de monitoramento da tuberculose em menores de 15 anos no Brasil, para reduzir a transmissão da doença e aprimorar o manejo da tuberculose pediátrica por meio de práticas baseadas em evidências científicas.
O Proadi-SUS, criado em 2009, tem como finalidade apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada, conforme demandas do Ministério da Saúde. O programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos de referência nacional em qualidade assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh