Notícias
PROMOÇÃO DE SAÚDE
HU-Furg promove ações do Dezembro Vermelho para fortalecer prevenção e cuidado em HIV e ISTs
Informação, prevenção e acolhimento fazem a diferença
Rio Grande (RS) – Como a informação, o diagnóstico e o cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS) podem mudar o curso de uma vida? A reflexão ganha força neste Dezembro Vermelho, quando o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza ações voltadas à prevenção e ao cuidado em HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As atividades serão realizadas de 1º a 4 de dezembro, no Hospital e em espaços públicos na cidade, aproximando a população das estratégias de prevenção e do acesso ao diagnóstico pelo SUS.
“O Dezembro Vermelho é um momento fundamental para lembrarmos que a prevenção e o cuidado mudam histórias de vida”, pontuou a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (UDIP) do HU-Furg, Rossana Basso. E acrescentou: “Em Rio Grande, onde o HIV ainda representa um desafio importante de saúde pública, reforçamos a necessidade da prevenção combinada — a chamada mandala da prevenção — que envolve testagem, preservativos, PrEP, PEP, tratamento e educação em saúde”.
Neste ano, a mobilização traz o slogan “Nascer sem HIV, viver sem Aids”, reforçando a importância da prevenção contínua, do acesso ao tratamento e da garantia dos direitos das pessoas que vivem com HIV ou convivem com risco de infecção. Rossana explicou: “Os avanços da ciência permitem que crianças nasçam sem HIV e que pessoas vivendo com o vírus tenham uma vida plena, saudável e sem desenvolver Aids. Mas, apesar de todo progresso, ainda enfrentamos o estigma, que continua sendo uma das principais barreiras para o diagnóstico e o cuidado. Nossa mobilização, neste ano, reafirma que informação, acolhimento e acesso ao SUS são essenciais para garantir direitos, proteger vidas e combater o preconceito”.
Programação do Dezembro Vermelho
- 1º de dezembro, das 9h às 17h – Ação de educação em saúde e testagem rápida, no Largo Barbosa Coelho, ao lado do Mercado Público, com orientações em saúde sobre HIV, Aids e ISTs, distribuição de materiais informativos e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites. A ação é realizada em parceria pelo SAE Infectologia do HU-Furg e Comitê Municipal de HIV/IST e Hepatites Virais;
- 1º de dezembro, às 18h30 – Audiência Pública sobre o Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids, na Câmara de Vereadores de Rio Grande. A chefe da UDIP, Rossana Basso, representa o HU-Furg na mesa de debate sobre políticas públicas, prevenção e cuidado integrado no SUS;
- 2 e 3 de dezembro – Ações internas de educação em saúde e testagem rápida nas unidades do HU-Furg e direcionadas aos trabalhadores do Hospital;
- 4 de dezembro, às 14h – Sessão Especial pelos 35 anos do SAE Infectologia, na Câmara de Vereadores de Rio Grande, em reconhecimento à trajetória do Serviço e debate sobre o cuidado em HIV no SUS e a importância do SAE Infectologia para a região.
O que é o Dezembro Vermelho?
O Dezembro Vermelho é uma mobilização mundial voltada à prevenção, ao diagnóstico e ao cuidado às pessoas que vivem com HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No Brasil, a campanha foi oficializada pela Lei nº 13.504/2017 e reforça a atuação integrada entre serviços públicos de saúde, sociedade civil e gestores do SUS.
A mobilização destaca que prevenção e testagem são caminhos para detectar a infecção precocemente e iniciar o tratamento no tempo adequado. Nas unidades do SUS, a população encontra testagem rápida, preservativos, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), acompanhamento contínuo e medicamentos gratuitos.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 92% das pessoas em tratamento no país alcançaram o estágio de indetectável, condição que impede a transmissão do HIV e assegura qualidade de vida. Esse resultado é possível com o acesso ao diagnóstico precoce e à adesão ao cuidado oferecido diariamente pelos serviços do SUS.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh