Notícias
INOVAÇÃO E PESQUISA
HU-Furg promove “1ª Mostra de Iniciação Tecnológica”
Rio Grande (RS) – No dia 20 de março, o Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi palco de um evento que reuniu conhecimento e experiências. A “1ª Mostra de Iniciação Tecnológica” apresentou os resultados dos cinco projetos do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital, marcou a conclusão do primeiro ciclo do PIT/Ebserh.
O docente da área de negócios da Furg e coordenador de Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INNOVATIO/Furg), Aléssio Almada, foi convidado para participar da Mostra. Segundo ele, “É extremamente importante desenvolver esses projetos em conjunto com estudantes, colegas professores e técnicos, pois a inovação acontece quando diferentes áreas do conhecimento se unem para resolver problemas reais da área da saúde”. E destacou, “A diversidade nas equipes e o espaço de validação, que é o HU-Furg/Ebserh, são fundamentais para que essas aplicações e novas tecnologias sejam implementadas e validadas na área da saúde”.
O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS), Luís Fernando Guerreiro, enfatizou a importância do programa para o estímulo à pesquisa e inovação no ambiente hospitalar. Ele ressaltou, “Também ajudou a promover a integração entre os alunos, os programas de pós-graduação, o Parque Tecnológico da Furg e as unidades assistenciais do HU. Isso ajuda a consolidar o HU-Furg/Ebserh como campo de prática para pesquisa e inovação no contexto do ecossistema de inovação da Universidade e da região”.
Além disso, o chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS), Pedro Baptista dos Santos, ressaltou que os projetos de iniciação tecnológica no HU-Furg abrangem diversas áreas temáticas, como controle de cirurgias, avaliação de feridas, elaboração de escalas de enfermagem e simuladores de baixo custo. “Esperamos que os produtos desses projetos impulsionem a melhoria na assistência, trazendo mais tecnologia e inovação para os profissionais na sua rotina de trabalho, o que consequentemente irá gerar um melhor atendimento para os pacientes”, expressou.
O PIT/Ebserh visa estimular a participação de alunos de graduação em atividades de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas em Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede, por meio da concessão de bolsas de iniciação tecnológica. Foram concedidas 205 bolsas de Iniciação Tecnológica, distribuídas igualitariamente entre os 41 HUFs administrados pela Ebserh, com duração de 12 meses.
Conheça os cinco projetos de Iniciação Tecnológica desenvolvidos no HU-Furg:
Projeto 1: “Criação de um Modelo de Simulador de baixo custo para treinamento de aplicação/autoaplicação de Insulina: Inovação para qualificação do autocuidado de pacientes com Diabetes Mellitus”: O bolsista Oscar Figueira Filho trabalhou em parceria com o enfermeiro e orientador Heitor Biondi. O simulador visou oferecer treinamento a profissionais da saúde e estudantes, bem como contribuir para a melhoria do autocuidado dos pacientes.

Projeto 2: “Desenvolvimento de um Modelo de Simulador de baixo custo para Treinamento da Manobra de Heimlich em Adultos”: Foi desenvolvido pelo bolsista Ravel Davy Silva Bonatto, sob a orientação de do enfermeiro Heitor Biondi. O objetivo do projeto foi criar um simulador de baixo custo para treinar a manobra de Heimlich (utilizada em casos de engasgo por corpo estranho) em adultos, voltado para capacitar profissionais de saúde e a comunidade em geral.

Projeto 3: “Construção de Software para Elaboração da Escala Diária de Enfermagem”: Do bolsista Ricardo Iahnke Sampaio, em parceria com as orientadoras: a docente da Escola de Enfermagem, Jamila Barlem, e a chefe da Unidade de Clínica Médica (UCM), Kelly Neuma Lopes de Almeida Gentil Schneider. O projeto objetivou reduzir o tempo gasto na elaboração da escala de trabalho, proporcionando uma gestão mais eficiente.

Projeto 4: “Planejamento e Controle de Cirurgias - o caso do HU-Ebserh Rio Grande”: O projeto liderado por Julia Rodrigues de Souza, orientado por Rafael Lipinski Paes, visou melhorar o processo de planejamento e controle de cirurgias, visando otimizar a utilização do Bloco Cirúrgico e reduzir os custos hospitalares.

Projeto 5: “Validação e Evolução de um Instrumento Informatizado de Avaliação de Feridas”: A bolsista Eduarda Alves Amaral contou com a parceria da orientadora Letícia Lima Junqueira. O projeto buscou validar e avaliar um software de gestão de avaliação de feridas, elevando a qualidade da assistência prestada aos portadores de lesões.

Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Fotos: Tamires Motta/UCR 15
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh