Notícias
GESTÃO HOSPITALAR
HU-Furg define horários no Núcleo Interno de Regulação para orientar usuários do SUS
NIR do HU-Furg organiza o atendimento externo
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), da Universidade Federal do Rio Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adotou, a partir de 5 de janeiro de 2026, horário fixo para o atendimento externo no Núcleo Interno de Regulação (NIR). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, no 2º andar da área hospitalar, próximo às Alas Verde e Azul, para orientação de pacientes e familiares atendidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A definição de horários busca organizar a procura pelo serviço, qualificar o acesso à informação e preservar as rotinas internas, sem interromper os fluxos assistenciais. Segundo o chefe da Unidade de Regulação Interna e Gestão da Informação Assistencial (Urigia), Matheus Souza, “As principais demandas estão relacionadas à retirada de documentos e a informações sobre cirurgias, exames e consultas”.
Além disso, Matheus, também pontuou que os atendimentos relacionados às transferências hospitalares seguem sem alterações: “O funcionamento para informações de transferências hospitalares será sempre 24 horas”. O Núcleo Interno de Regulação, vinculado à Urigia, atua na gestão de leitos, no acompanhamento dos fluxos assistenciais e na articulação com os sistemas de regulação do SUS, contribuindo para a organização do acesso aos serviços e para a continuidade do cuidado na rede pública de saúde.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh