Notícias
TRANSPARÊNCIA
HU-Furg apresenta resultados das gerências na 78ª Reunião Pública
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, em 12 de dezembro, a 78ª Reunião Pública da Governança. O encontro reuniu trabalhadores do HU-Furg para apresentar o que foi realizado ao longo de 2025 pelas Gerências Administrativa, de Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa.
Segundo a superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão, “O objetivo da apresentação das Gerências é compartilhar com todos os colaboradores as ações desenvolvidas ao longo do ano, para que todos tenham ciência de onde foram feitos os investimentos, como foram executados e quais foram os resultados. Além disso, buscamos apresentar os prováveis desafios a serem enfrentados no próximo ano, compartilhando a gestão do Hospital de forma transparente, uma vez que todas as informações são disponibilizadas em reunião aberta, com registro em ata para consulta”.
As apresentações detalharam como as equipes desenvolveram ações de gestão, assistência, ensino, pesquisa e inovação. Os gerentes detalharam avanços, os principais desafios estruturais, assistenciais e financeiros e como esses resultados impactam o atendimento via do Sistema Único de Saúde (SUS) e o processo formativo no HU-Furg.
Gerência Administrativa (GAD)
O gerente administrativo, Tomás Dalcin, explicou como o planejamento orçamentário e os processos de aquisição influenciaram o funcionamento das unidades assistenciais, de ensino e administrativas. A execução orçamentária atingiu 94% do total previsto, distribuída entre serviços, materiais de consumo, despesas gerais e investimentos em reestruturação física e tecnológica.
Segundo o gestor, “É um momento importante, onde cada um dos 138 profissionais que compõe a GAD se enxerga representado na entrega desses resultados para a comunidade e sociedade. Trata-se da representação do esforço de toda uma equipe que ao longo do ano de 2025, transformou demandas e prazos em realidade e resultados!”.
Os dados mostram que o Hospital realizou 227 processos de aquisição, incluindo licitações, adesões à ata, inexigibilidades e dispensas. Foram firmados 41 novos contratos, além de 47 prorrogações e 45 reequilíbrios econômico-financeiros. A Gerência também acompanhou a vigência de 82 contratos ativos e quase 500 atas de registro de preços formalizadas ao longo do ano.
Entre os investimentos, o PAC representou uma parte importante das ações de 2025. A apresentação destacou o andamento das obras de reestruturação elétrica, a nova subestação e as fases de projetos, que incluem a nova Central de Material e Esterilização (CME), o Anexo Ambulatorial e a requalificação de leitos e serviços. A Gerência também apontou investimentos em equipamentos médico-hospitalares, mobiliário e modernização tecnológica.
Gerência de Atenção à Saúde (GAS)
O gerente de Atenção à Saúde, Fábio de Aguiar Lopes, destacou que as unidades assistenciais desenvolveram atividades de capacitação, educação em saúde, eventos científicos, ações de humanização e a ampliação de serviços voltados ao cuidado dos pacientes do SUS.
A produção assistencial mostrou incremento em exames, consultas, cirurgias e procedimentos. A ampliação da oferta laboratorial e da capacidade diagnóstica foi acompanhada pela retomada de exames especializados, como o Painel Viral Respiratório. A abertura de novos serviços também teve impacto no atendimento à população, com destaque para a expansão do Ambulatório de Fonoaudiologia e a implementação de novos fluxos assistenciais.
A Gerência destacou o avanço do cuidado obstétrico e neonatal, com capacitações, protocolos e reorganização das rotinas de sala de parto e UTI Neonatal. O atendimento do Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (Crai) registrou aumento de 225%, enquanto o Processo Transexualizador consolidou atendimentos e cirurgias. A Pediatria foi qualificada com melhorias estruturais e práticas assistenciais.
Os 15 mutirões assistenciais convocaram 4.013 pacientes de listas de espera para cirurgias, consultas, exames de imagem e endoscopias. Essas ações auxiliaram na redução de filas e no atendimento de demandas reprimidas. Também foram apresentados desafios, como a atração e fixação de profissionais e a necessidade de ampliar estruturas e fluxos.
Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP)
A gerente, Marilice Magroski Gomes da Costa, explicou que a equipe atuou na organização dos cenários de prática, na supervisão das atividades formativas e na articulação com universidades parceiras.
A Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão coordenou estágios e práticas de 271 estudantes, realizou acolhidas, visitas técnicas e avaliações de projetos. A Unidade de Pós-Graduação acompanhou 99 residentes, apoiou capacitações e organizou cerimônias institucionais. O Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM) registrou 4048 participações em atividades e desenvolveu pesquisas, projetos tecnológicos e ações de extensão.
Na pesquisa e inovação, a Gerência apresentou dados da Mostra de Produção Científica, das bolsas dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT), da participação em eventos científicos e do desenvolvimento de softwares e produtos submetidos a registro. O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) também apresentou pareceres técnico-científicos, capacitações e participações em congressos da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).
Outro ponto da apresentação foi o avanço do Sistema de Gestão do Ensino, iniciado em 2025 pelo módulo de residentes. O sistema deve integrar e padronizar processos formativos nos hospitais da Rede Ebserh. A Gerência destacou ainda ações de tele-ensino realizadas para estudantes, residentes e profissionais.
Para conferir a apresentação das gerências na íntegra - CLIQUE AQUI!
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh