Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
HU-Furg amplia acesso à saúde especializada com mutirão do Dia E
Rio Grande (RS) – No sábado, 13 de dezembro, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou de mais uma edição do Dia E, mutirão que integra o programa Ebserh em Ação, em parceria com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A mobilização nacional é realizada de forma simultânea nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh e em instituições parceiras, com a realização de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
A superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão, ressaltou que, além das ações do Dia E, o Hospital mantém uma agenda contínua de mutirões. “Somente em 2025, o HU-Furg realizou 15 mutirões, com a oferta de cerca de 4 mil procedimentos a pacientes do SUS de Rio Grande e da região, reforçando o papel dos hospitais federais na ampliação do acesso e no cuidado à população”, afirmou.
Durante a ação no HU-Furg, foram ofertados 426 atendimentos, com 276 procedimentos realizados. Entre eles, destacam-se 35 consultas em Cardiologia, 35 eletrocardiogramas, 40 consultas em Ginecologia, 23 espirometrias, oito atendimentos em Oftalmologia, sete procedimentos odontológicos, sete atendimentos em Fisioterapia, 10 ressonâncias magnéticas, 22 tomografias, 38 ultrassonografias, duas endoscopias, sete colonoscopias, sete punções aspirativas por agulha fina (PAAF) de tireoide, cinco cirurgias de Cabeça e Pescoço e 30 coletas de exames laboratoriais.
O gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, explicou que a ação é realizada pela articulação entre o Ministério da Educação, por meio da Rede Ebserh, e o Ministério da Saúde. “O principal objetivo dessa união de esforços é reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam por cirurgias, exames e consultas pelo SUS, ampliando o acesso à saúde especializada”, pontuou.
Na área assistencial, o cirurgião de cabeça e pescoço do HU-Furg, Claudio Pilownic, destacou os resultados do mutirão em sua especialidade: “Realizamos punções aspirativas por agulha fina da glândula tireoide, guiadas por ultrassom, e conseguimos zerar a fila desse procedimento, beneficiando diretamente a população usuária do SUS”.
Impacto na vida dos pacientes
Para a paciente Thaís Conceição, o mutirão representou a retomada de um atendimento muito aguardado. Após buscar encaminhamentos desde 2019, ela conseguiu, no Dia E, a primeira consulta para planejamento familiar no HU-Furg. “Essa ação me deu a chance de seguir com um atendimento que eu esperava há muito tempo. Sem o mutirão, eu não teria condições de pagar, e é muito importante saber que o SUS garante esse direito”, relatou.
Para a chefe de Serviço de Gestão da Inovação Corporativa e do Conhecimento da Ebserh, Ailana Lira, o Ebserh em Ação representa um avanço concreto na ampliação do acesso da população às especialidades pelo SUS e vai além de uma ação pontual. E acrescentou: “Não é só a ampliação do acesso. É mudar a vida real das pessoas que aguardam há anos por uma consulta, um exame ou uma cirurgia”.
Balanço anual e fortalecimento do ensino
Ao longo de 2025, considerando os 12 mutirões organizados pelo próprio Hospital e as três edições nacionais do Dia E, contribuindo para a redução de demandas represadas e para o cuidado continuado da população de Rio Grande e região. Segundo o chefe da Unidade de Regulação Interna e Gestão da Informação do HU-Furg, Matheus Souza, “Encerramos 2025 com 15 mutirões, somando cerca de 4 mil ofertas de consultas, exames e cirurgias. É gratificante ampliar o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à resolução cirúrgica ou clínica para quem mais precisa”, pontuou.
Além do impacto assistencial, o Dia E também reforçou o papel do HU-Furg como espaço de formação. Para a secretária municipal de Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta: “São procedimentos ofertados a pessoas que aguardavam há muito tempo na fila e que hoje conseguem atendimento de qualidade. Além disso, o Dia E fortalece o Hospital Universitário como prestador de serviços para a região e como espaço de formação de profissionais de saúde”, destacou.
Na mesma linha, o pró-reitor de Infraestrutura Furg, Rafael Paes, ressaltou: “O HU-Furg é uma potência de interação com a sociedade e um espaço estratégico de formação. Quando conseguimos envolver estudantes, residentes e pós-graduandos em ações como essa, fortalecemos a política pública de saúde e qualificamos profissionais para atender melhor uma população que tanto necessita”.
A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Furg, Marilice Magroski, reforçou a relevância dos mutirões como espaço de formação acadêmica. “A participação de estudantes de graduação e de pós-graduação amplia significativamente o aprendizado que acontece nos hospitais universitários, especialmente no HU-Furg. É uma oportunidade concreta para qualificar a formação e aprofundar o conhecimento a partir da prática”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh