Notícias
HOMENAGEM
Hospital Universitário participa da celebração dos 50 anos do Curso de Enfermagem da Furg
Discursos destacaram a trajetória do curso de Enfermagem e impacto no SUS
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou na sexta-feira, 22 de agosto, da cerimônia em homenagem ao curso de Enfermagem. A instituição completou 50 anos de trajetória dedicada à formação de enfermeiros e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Grande e região. Fundado em 20 de agosto de 1975, o curso foi criado para suprir a escassez de enfermeiros qualificados no extremo sul do Brasil, tornando-se pioneira em sua área.
Em seu discurso, a reitora da Furg, Suzane Gonçalves, saudou a direção da Escola de Enfermagem (EEnf), destacando a força do trabalho coletivo que sustenta a trajetória e valorizando o engajamento dos estudantes, dos servidores e da comissão organizadora das festividades. E pontuou que “A Enfermagem vem ganhando novos espaços na Universidade, inclusive em áreas como a educação ambiental. A atuação da professora Valéria nesse campo, por exemplo, é uma demonstração da contribuição multidisciplinar do curso”.
Suzane também aproveitou o momento para compartilhar novidades sobre a mudança para o novo prédio. “Temos um prédio de dez andares em construção, um sonho antigo de docentes e estudantes da Enfermagem e da Medicina. Desde o início da nossa gestão, temos buscado alternativas para viabilizar a conclusão dessa obra. Já convidei o ministro da Educação para a inauguração no próximo ano e ele confirmou presença”, detalhou.
A reitora observou que a transição será importante para melhorar a estrutura acadêmica: “Estamos iniciando uma transição desafiadora, mas necessária. O novo prédio permitirá qualificar ainda mais as atividades do curso de Enfermagem, das pós-graduações, residências e estágios. Será um ambiente mais adequado às demandas acadêmicas e assistenciais”.
Já a superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão, destacou a parceria histórica entre as instituições: “O curso de Enfermagem completa 50 anos e o HU caminha para a mesma marca. Essa parceria histórica entre as duas instituições é essencial para a formação de profissionais comprometidos com a saúde pública. O Hospital é o grande laboratório dos cursos da área da saúde. Essa integração fortalece a formação acadêmica e qualifica a assistência prestada à população”.
Segundo Sandra, “É preciso reconhecer aqueles que sonharam e iniciaram esse projeto. Nada do que celebramos hoje seria possível sem o trabalho e a dedicação de quem construiu essa história”. Além de destacar o legado institucional, a superintendente mencionou o impacto dos egressos na rede pública de saúde: “Temos orgulho dos profissionais que permaneceram na região e hoje atuam com excelência no SUS, tanto na assistência quanto na gestão”.
Vale salientar que o pioneirismo do curso de Enfermagem também impulsionou a criação do HU-Furg, um marco que ampliou a qualidade do ensino e o impacto na assistência à saúde da população. Além disso, ao longo das décadas, cresceu, tornando-se a Escola de Enfermagem (EEnf), com programas inovadores, como residências multiprofissionais e projetos voltados para comunidades vulneráveis.
Compromisso com a transformação social
Para a diretora da EEnf, Jamila Barlem, “Onde há um enfermeiro formado pela Furg, há um compromisso ético, crítico e inovador com a vida. Nosso curso sempre formou muito mais do que profissionais. Formou enfermeiros e enfermeiras capazes de transformar realidades”. Também reconheceu o papel dos acadêmicos na trajetória da instituição: “Nada disso seria possível sem os nossos estudantes. Eles são o centro da nossa missão e a razão da nossa existência. E é por eles que ensinamos, pesquisamos e inovamos”.
Além disso, Jamila agradeceu aos servidores, tanto ativos quanto aposentados, pela dedicação ao longo dos anos, ressaltando que “é no encontro de gerações que o curso de Enfermagem se mantém firme e se fortalece”. E parabenizou a comissão organizadora do cinquentenário pelo cuidado nos detalhes da celebração: “Nada escapou ao olhar cuidadoso dessa comissão, que fez cada gesto, mesmo o mais simples, como uma forma de dizer: ‘Essa história vale ser celebrada com amor, presença e beleza’”.
A secretária municipal de Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta Santorum, abriu sua fala com uma lembrança pessoal e afetiva, formada em Enfermagem em 2008, destacou que “grande parte dos presentes foram seus professores ou colegas”. Atualmente na gestão municipal, Juliana enfatizou que “O vínculo com a Furg e com a Escola de Enfermagem segue ativo e fundamental para a formulação de políticas públicas de saúde”. Ela mencionou iniciativas conjuntas em áreas como atenção ao parto, saúde digital e ações para populações vulneráveis, como pescadores artesanais. “A Furg forma uma força de trabalho crítica, comprometida com a transformação social e com os princípios do SUS”, disse.
Juliana também parabenizou pelos 50 anos e reforçou o papel estratégico da Enfermagem na formação de profissionais e para o fortalecimento da rede pública: “O curso de Enfermagem segue sendo parte da minha história e, principalmente, da história da saúde de Rio Grande. Que essa trajetória siga firme, transformando realidades e formando profissionais comprometidos com a vida”.
Excelência acadêmica
Com mais de 1,3 mil enfermeiros formados ao longo de cinco décadas, a Enfermagem da Furg se consolidou como referência no ensino superior em saúde. A atual Escola de Enfermagem oferece graduação, mestrado, doutorado e residências, promovendo uma formação integrada entre ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente, são cerca de 250 estudantes na graduação, 84 alunos na pós-graduação e 19 residentes nos programas de saúde da família e atenção cardiometabólica. O corpo docente conta com 32 professores doutores, além de profissionais dedicados às práticas assistenciais e ao desenvolvimento científico.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Fotos e apoio de Alan Bastos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh