Notícias
QUALIFICAÇÃO
Curso gratuito de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)
Inscrições até 10/02 e início do curso em 04/03
Publicado em
28/01/2020 11h23
Atualizado em
03/11/2022 11h33
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) promove a quarta edição do curso introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é realizado pela Faculdade de Educação em Ciência da Saúde (FECS) do HAOC e disponibiliza mil vagas. O objetivo é sensibilizar os profissionais sobre a relevância da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na prática de gestão do SUS. As inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados a ingressar no curso podem ser realizadas até 10 de fevereiro, conforme disposto em Edital (clique aqui). O início do curso é em 04 de março e será totalmente on-line e gratuito.
A iniciativa é da Superintendência de Responsabilidade Social do HAOC, em parceria com Ministério da Saúde (MS), estabelecida por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O curso tem carga horária de 20 horas, sendo voltado aos profissionais graduados da área de Saúde, Engenharia Clínica, Economia e do Judiciário (de todos os níveis técnicos) que atuam diretamente no serviço público, nas três esferas de governo, e que tenham interesse em conhecer ATS, sua importância e a necessidade de uma institucionalização do uso sistemático, racional e transparente da evidência científica na incorporação, desincorporação e modificação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS.
Confira o conteúdo programático:
- Introdução à avaliação de tecnologias em saúde (ATS);
- Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS) e a incorporação de tecnologias no SUS;
- Métodos que integram a evidência: revisões sistemáticas;
- Métodos que integram a evidência: parecer técnico-científico e avaliação econômica;
- Principais ferramentas para avaliação dos estudos úteis em ATS: ensaios clínicos randomizados e estudos de acurácia diagnóstica;
- Principais ferramentas para avaliação do rigor metodológico dos estudos e da qualidade geral da evidência: revisões sistemáticas;
- A ATS na prática da gestão do SUS.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh