Notícias
VISITA TÉCNICA
Superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul visita Bloco 3 do Hospital Escola
Pelotas (RS) - Na tarde da última quarta-feira (29/01), a Superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste de Souza da Silva, acompanhada da apoiadora do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde (MS) da Superintendência Estadual do MS/RS, Lizandra Flores e da Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Beatriz Amaral Ruas, realizou uma visita técnica ao Hospital Escola para conhecer as instalações do novo complexo que está sendo construído na instituição. O intuito principal da visita foi conhecer o Bloco 3, o primeiro bloco do complexo, com início das obras no primeiro semestre deste ano, e discutir possíveis parcerias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Durante a visita, Maria Celeste foi acompanhada pelo colegiado executivo do hospital, composto pelo Superintendente Professor Tiago Collares, pela gerente de Ensino e Pesquisa Silvana Orlandi, pelo gerente administrativo Ricardo Peter, pela gerente de Atenção à Saúde Gabriela Couto e pelo assessor do gabinete da reitoria UFPel, Daniel Momoli. Juntos, eles apresentaram as instalações do Centro de Pesquisa, da Atenção Domiciliar e da Unidade de Oncologia, destacando a importância dessas áreas no ensino, pesquisa e assistência à saúde regional.
A visita também incluiu discussões sobre como fortalecer a rede de saúde local por meio de parcerias entre a gestão federal, estadual e municipal e outras entidades de saúde.
O novo Hospital Escola é uma obra de grande relevância para a saúde pública, trazendo não apenas infraestrutura moderna, mas também ampliando a capacidade de atendimento e a formação de novos profissionais na área de saúde.
Para o superintendente do Hospital Escola, professor Tiago Collares, “ficamos extremamente entusiasmados em receber a superintendente estadual do MS/RS, Maria Celeste, a Lizandra e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas, pela oportunidade de apresentar as iniciativas estratégicas e de gestão que serão realizadas nos próximos quatro anos à frente do Hospital Escola da UFPel Ebserh. Colocar nosso hospital universitário como parceiro para implementação de políticas públicas em saúde para o SUS é nosso compromisso na formação acadêmica e na assistência qualificada a população. O alinhamento e articulação interfederativa promoverão impactos extremamente relevantes ao Sistema Único de Saúde. Estamos confiantes que colocar o HE no radar federal, estadual e municipal trará avanços a muito tempo aguardados por nossos trabalhadores, profissionais de saúde e pela sociedade como um todo”.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Unidade de Comunicação Regional 15 – UCR15
Foto: Clarice Becker