Notícias
DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL
Terapia Ocupacional trabalha reabilitação e autonomia dos pacientes
A terapia ocupacional (TO) é uma área da assistência à saúde que, por meio do uso terapêutico de atividades diárias (ocupações) em indivíduos ou grupos, tem o propósito de melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas nos mais variados ambientes e contextos.
O terapeuta ocupacional busca a independência e autonomia de seu paciente, visando o melhoramento funcional do indivíduo por meio de exercícios personalizados. Durante todo o processo terapêutico pode utilizar adaptações e modificações no ambiente, bem como atividades significativas para atingir seus objetivos. Essas ações abrangem a prevenção e reabilitação de pessoas portadoras de alterações que podem ser cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras decorrentes de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas ao longo do tempo.
“Acredito que em um contexto de sofrimento, rupturas, perdas e incapacidade, inerente a um hospital de alta complexidade, a Terapia Ocupacional traz um cenário de possibilidades, descoberta de novas habilidades, autonomia, transformação e qualidade de vida. E isso faz toda a diferença no processo de recuperação da saúde”, destaca Dayane Regina dos Santos, terapeuta ocupacional que atua no Serviço de Transplante de Medula Óssea do CHC.
O serviço de Terapia Ocupacional do CHC-UFPR integra a Unidade Multiprofissional (UNIMULTI) e atende pacientes de todas as faixas etárias, em regime ambulatorial e de internamento. A atuação da Terapia Ocupacional no CHC- UFPR está norteada pela integralidade e humanização da atenção à saúde. Propostas como promoção, prevenção, reabilitação e cuidados paliativos estão envolvidas nas ações de diagnóstico terapêutico ocupacional, intervenções e encaminhamentos.