Notícias
COLABORADOR
Sipat 2018 conjunta da Ebserh/Funpar é encerrada com teatro
Teatro Anticorpus apresenta peça de teatro na Sipat 2018
Desde 2018, com a implantação da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) da Ebserh, a mesma passou a fazer ações conjuntas com a da Fundação da UFPR (Funpar) dos funcionários lotados no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR.
No lugar de concentrar todos os esforços da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) em apenas cinco dias, demonstrou ser muito mais proveitoso diluir em encontros mensais.
O encerramento da Sipat 2018 aconteceu, no dia 09 de novembro, com a apresentação da peça “O funcionário perfeito” pelo grupo de teatro Anticorpus. Através da comédia, o Grupo, que já se apresenta com peças sobre saúde e segurança do trabalhador, há 17 anos, é formado por funcionários do CHC, de outras instituições de saúde de Curitiba e por pacientes. No elenco, Eliana Lima Pedroso, Pedro Carvalho, Marco Aurélio Vasconcellos Garcia, Evelin Salomão, Vanessa Feltrin e Renildo Meurer, que responde pela direção. “Para nós é uma alegria imensa colaborar com temas tão necessários para o trabalhador como prevenção a acidentes, saúde física e psicológica e, ainda, de forma mais alegre, que leva o mesmo a refletir sobre o assunto”, explicou Renildo.
O quarto encontro aconteceu no dia 05 de outubro e teve como tema a palestra “Valorização da Saúde do Trabalhador” proferida pela chefe da Unidade do Laboratório de Análises Clínicas (Ulac), Marisol Dominguez Muro. Para Marisol, “os profissionais da área da saúde são treinados para curar e cuidar. No entanto, a maioria não toma os devidos cuidados com sua própria saúde física, mental e espiritual. Desta forma, o objetivo foi o de realizar uma reflexão sobre dicas e necessidades de mudança de hábitos, enfatizando a importância de sermos mais generosos com o tempo que temos para investir na nossa saúde”.
Na ocasião, a palestrante salientou a importância de cultivar bons hábitos; de estar todos os trabalhadores atentos para os detalhes do dia-a-dia; observar as tarefas repetitivas diárias para evitar as doenças ocupacionais; praticar exercícios; ter um cuidado especial com a alimentação e manter o equilíbrio com a prática dos exercícios de respiração.
Os engenheiros do Setor de Infraestrutura Hospitalar, Ricardo Mendes e Ricardo Peng Yee, trataram do tema “Manutenção Hospitalar e os Riscos Associados”, no dia 14 de setembro. Ressaltaram os mesmos que o aspecto dos riscos à saúde e à segurança dos profissionais, não somente dos envolvidos na obra, mas de todos da instituição durante a realização de manutenções.
A semana ainda contou com as palestras sobre “Ergonomia e Musicoterapia na Saúde do Trabalhador” abordado pela equipe de fisioterapia do CHC, em 03 de agosto; e a explanação sobre a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) pela enfermeira do trabalho, do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador, Lucymeire Cristina Kater Pinarelli, 06 de julho.
“Não é só uma obrigação trabalhista, é um direito do funcionário se informar de como se prevenir de doenças e acidentes de trabalho”, destacou Juliane Mendes, presidente da CIPA Ebserh, que coordenou os trabalhos da primeira Sipat da empresa conjuntamente com o presidente da CIPA Funpar, João Balduíno, que está na 27ª edição da mesma.