Notícias
PSICOLOGIA
Psicólogos e estudantes discutem o presente e o futuro da profissão no CHC
Curitiba (PR) – Dia 27 de agosto é o aniversário da lei que regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil, em 1962, e se tornou o Dia Nacional do Psicólogo e da Psicóloga. Entre os dias 27 e 28 deste mês, o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sediou seu 2º Encontro de Psicologia. Promovido pela Unidade de Saúde Mental, o evento reuniu profissionais e estudantes para celebrar os 63 anos da profissão no Brasil, além de debater os desafios da psicologia na gestão do cuidado e a formação de novos talentos.
Com 19 psicólogos contratados e 16 residentes em diferentes eixos de concentração, o serviço de psicologia do CHC-UFPR tem papel importante na assistência, ensino e pesquisa. A psicóloga Tayna Nayara Nunes, expressou a emoção de participar do encontro: “É uma honra muito grande participar deste momento. Eu fui residente nesta instituição e hoje sou responsável técnica do serviço de psicologia, que é uma grande colcha de retalhos que foi tecida ao longo dos anos, por muitas gerações, que se encontram aqui. É nossa oportunidade de olhar para o passado, para o presente e para o futuro”, disse ela.
Cássio Eduardo da Silveira Tôndolo, da Unidade de Saúde Mental, reforçou a relevância da área para o atendimento ao paciente: “Quero saudar o papel fundamental da psicologia dentro do olhar e do cuidado que são oferecidos aqui no Hospital de Clínicas”, disse ele. Cássio destacou ainda a integração da psicologia com outras áreas da assistência no hospital.
Adir Demétrio, chefe substituto do Setor de Cuidados Especializados, frisou a atuação da psicologia em cenários críticos. “A participação da psicologia é muito importante dentro do cuidado do paciente”, afirmou, sublinhando o impacto direto da profissão na vida dos pacientes.
Para Simone Aparecida Peruzzo, gerente de Atenção à Saúde do CHC-UFPR, o encontro celebra também o legado do HC. “É a nossa esperança ver tanta gente jovem aqui no HC. Saber que tudo continua, apesar das dificuldades, a gente sempre consegue dar a volta por cima e aqui é que a gente deixa o nosso legado”, disse, lembrando a resiliência e o propósito do hospital como instituição de saúde pública.
Durante os dois dias de programação, foram discutidas, entre outros temas, as condições de trabalho do psicólogo em hospitais; a saúde mental do trabalhador nos hospitais; e as residências em psicologia no CHC-UFPR.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.