Notícias
Segurança
O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR é referência em atendimento às pessoas vítimas de violência sexual
Reconhecido como instituição de referência para atendimento às vítimas de violência sexual, o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para acolher, orientar e tratar todas as vítimas com mais de 12 anos.
Com atendimento 24 horas no Pronto Atendimento da maternidade do CHC-UFPR, o serviço, que surgiu em 1997, trabalha com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e Secretaria de Segurança Pública, atribuindo para o estado o pioneirismo ao trazer médicos do IML (Instituto Médico Legal) até o Hospital para coletar material que auxilia na identificação do agressor. A coleta de vestígios só ocorre caso seja do desejo da vítima e quando essa tenha procurado o serviço com até 72h após a violência.
Acolhimento humanizado e especializado
O CHC-UFPR preocupa-se em atender a pessoa de forma humanizada, sem expor o paciente e agravar o momento que já é difícil. Para que isso seja possível, nossas equipes participam de cursos sobre violência sexual que orientam os profissionais no atendimento especializado, de qualidade e no qual a pessoa sinta-se segura e acolhida.
Dessa forma, ao chegar para atendimento no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, o paciente é recebido imediatamente pela equipe de enfermagem, passando pelo Acolhimento e Classificação da Risco, seguido da consulta médica, coleta de exames laboratoriais, administração emergencial de medicamentos próprios para anticoncepção e de profilaxia para evitar infecções sexualmente transmissíveis, sendo também atendida pelo Serviço Social. Durante o atendimento do paciente são marcadas consultas no ambulatório de infectologia, e psicologia e ginecologia para violência sexual.
Formação
Anualmente, é realizado o curso sobre violência sexual para estudantes da área da saúde, profissionais e residentes do CHC-UFPR, bem como para a comunidade em geral.
Por ser um hospital escola, esse serviço também possibilita a pesquisa sobre o tema e diversos trabalhos de graduação, mestrado, doutorado e residência médica e multiprofissional já foram realizados no HC-UFPR, gerando mais conhecimento especializado e permitindo melhorias no atendimento e avaliação epidemiológica.
Atendimento das vítimas de violência sexual
1) Podem vir encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Instituto Médico Legal (IML), Delegacias, Conselho Tutelar ou por procura direta.
2) Uma vez, no CHC, no Pronto Atendimento da maternidade, o/a paciente passa pelo Acolhimento e Classificação de Risco pela enfermagem.
3) Em seguida, passa por consulta médica;
4) Solicita-se à Delegacia da Mulher a requisição de Corpo Delito e a presença de um perito, caso seja da vontade da vítima e que esta tenha procurado atendimento até 72h após a ocorrência;
5) Procede-se a coleta de exames laboratoriais;
6) A equipe de enfermagem realiza a administração emergencial de medicamentos próprios para anticoncepção e de profilaxia para evitar infecções sexualmente transmissíveis;
7) Há atendimento do Serviço Social;
8) Marca-se consulta de retorno no ambulatório de infectologia, ginecologia para violência sexual e no de psicologia;
9)Nos casos de gestação proveniente do abuso sexual, a paciente terá seu atendimento garantido e realizado de forma acolhedora e humanizada, sendo realizados os encaminhamentos necessários e esclarecidas todas as opções que a vítima possui com relação à gestação.
10) Vale ressaltar que a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) não é exigida em nenhum momento e que o atendimento no CHC-UFPR independe da realização de BO.
11) A busca pelo atendimento não possui um limite de tempo após a violência sofrida, porém recomenda-se o atendimento com até 72h para que a prevenção de IST e da gestação seja cada vez mais eficaz.
[AGOSTO LILÁS]: MÊS DE PROTEÇÃO À MULHER
O Agosto Lilás nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, tentando levar informação e conscientizar a população
Entre os objetivos do Agosto Lilás estão orientar as pessoas e divulgar as medidas que podem ser adotadas no caso desse tipo de violência, tanto judicial quanto administrativamente.
O CHC-UFPR realiza atendimentos a vítimas de violência sexual e treinamento com seus profissionais para identificação de qualquer tipo de violência contra mulheres.
Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual
Localização: Rua General Carneiro 181– Prédio da Maternidade (Anexo A)
Horário de Atendimento: 24 horas, todos os dias da semana.
Informações: (41) 3360-1826