Notícias
TRANSPARÊNCIA
Desenvolvida no CHC-UFPR, Lista de Espera Cirúrgica aprimora gestão de filas nos hospitais da Ebserh
Sistema permite monitorar entrada e saída de pacientes por especialidade, além de auxiliar na mensuração das filas e na resposta a órgãos de controle. Imagem ilustrativa: freepik
Curitiba (PR) - O sistema de gestão da Lista de Espera Cirúrgica (LEC), desenvolvido no Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é mais uma ferramenta integrada ao Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). A aplicação busca organizar, padronizar fluxos de trabalho e trazer mais transparência à listagem, de forma a beneficiar tanto os profissionais das áreas administrativa e assistencial quanto o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
A LEC começou a ser implementada em 2022 e desde o ano passado abrange todas as especialidades oferecidas no complexo hospitalar. Antes, a administração da listagem incorria em ineficiência (a exemplo da realização de consultas repetidas), custos desnecessários que comprometiam a transparência do processo, além da diversidade de modos de organização dos pacientes (como planilhas de cada setor e pendrives), uma situação que gerava inclusive demandas judiciais e dos órgãos de controle.
Outra situação anterior à utilização do sistema era a falta de acesso a números de pacientes em fila, bem como a quantidade de esperas nas especialidades de forma unificada, o que prejudicava as respostas às solicitações externas. Com a LEC, os gestores hospitalares podem monitorar dados como potencial de vazão de cada fila e a capacidade de entrada de novos pacientes por fila ou especialidade, dentre outros dados gerados via relatório.
Desta forma, a ferramenta tem como princípios fundamentais a impessoalidade, eficiência, equidade, moralidade, transparência, razoabilidade e interesse público.
O sistema funciona da seguinte maneira:
-
Após a inserção na lista, o paciente recebe imediatamente o status de que aguarda o procedimento cirúrgico, sendo cadastrado conforme a especialidade;
-
Em até 30 dias anteriores à realização da cirurgia o paciente recebe o status de “encaminhado para pré-operatório”, mobilizando o setor de agendamento para marcar os exames pré-operatórios e a consulta anestésica do paciente, além de comunicá-lo;
-
Quando o paciente tem agendado a operação, ele recebe o status de cirurgia agendada. Desta forma, o hospital pode monitorar vários aspectos, dentre eles as tentativas de agendamentos cirúrgicos e cancelamentos;
-
A LEC verifica também a situação dos casos, atribuindo a cor vermelha aos mais graves e a laranja aos que estão dependentes de médicos;
-
O usuário recebe o comprovante de inserção na lista. Além disso, a lista de espera é pública e divulgada semanalmente. No entanto, os dados sensíveis são preservados de modo a garantir o anonimato.
A Lista de Espera Cirúrgica do CHC-UFPR tem como bases legais as garantias de igualdade no acesso a informações de saúde expressas na Lei Nº 8.080/1990, na Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) instituída pela Portaria Nº 3.390/2013, além da Lei de Acesso à Informação (LAI, Lei Nº 12.527/2011), que dispõe sobre o de acesso à informação na administração pública.
A integração da LEC ao AGHU representa um avanço significativo na transformação digital da saúde pública dentro da Rede Ebserh, conforme explica o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do CHC-UFPR, Rafael Henrique Rosado.
“Do ponto de vista técnico, ao incorporar oficialmente a LEC ao ecossistema do AGHU, ganhamos interoperabilidade nativa, eliminando retrabalho, reduzindo inconsistências e aumentando segurança e estabilidade. Além disso, o uso da LEC em todos os hospitais da rede cria uma base de dados padronizada, que permitirá análises mais consistentes, o acompanhamento de indicadores estratégicos e a adoção de políticas mais assertivas para reduzir as filas cirúrgicas”, complementou.
A LEC foi premiada no Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Rede Ebserh no ano passado, recebendo o primeiro lugar na categoria Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais com o projeto “Lista de Espera Cirúrgica (LEC): gestão eficiente, informatizada e transparente”.
Saiba mais sobre a Lista de Espera Cirúrgica do CHC-UFPR neste link e acompanhe o seu funcionamento nesta página. Sobre o AGHU, encontre mais informações aqui.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh