Notícias
ENSINO E ASSISTÊNCIA
CHC-UFPR recebe novos estudantes da saúde em acolhimento para a formação hospitalar
Curitiba (PR) – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, no dia 12 de agosto, o acolhimento semestral para estudantes de graduação da área da saúde que começam a realizar atividades práticas no complexo, como parte de seus estudos. Realizado no Auditório Ricardo Pasquini, o evento teve como objetivo principal integrar os futuros profissionais ao ambiente hospitalar, oferecendo-lhes as ferramentas e conhecimentos necessários para as atividades de que participarão no CHC.
A iniciativa, organizada pelo Setor de Gestão do Ensino (SEGE), reuniu 52 estudantes de oito cursos da UFPR: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. "A importância deste acolhimento é justamente preparar estes alunos para as atividades no âmbito hospitalar", explica a chefe do SEGE, Professora Débora Chong. “Muitos estudantes estão entrando em um hospital pela primeira vez [como profissionais]”, completa.
Os temas abordados incluíram o descarte correto de resíduos, os sistemas eletrônicos do CHC, a prevenção de infecções, a regulação assistencial, o enxoval hospitalar e acidentes de trabalho, entre outros. Débora conta: “eles aprendem como se comportar dentro do hospital; qual é o fluxo, por exemplo, de um acidente; quais são as maneiras que eles têm para prevenir a transmissão de infecções; como eles devem se paramentar diante de um paciente com alguma bactéria resistente ou dentro do centro cirúrgico; medidas de boas práticas dentro do âmbito hospitalar”, conta Débora.
Para os estudantes, o acolhimento se mostra uma etapa valiosa. Guilherme Ferlete, estudante do 9º período de Medicina e presidente do Diretório Acadêmico Nilo Cairo, reforça a visão multiprofissional. "Essa integração é muito positiva, porque os estudantes dos diferentes cursos de saúde acabam tendo raros momentos de encontro na formação acadêmica. O acolhimento é importante para os alunos terem essa visão mais ampla de como funciona o hospital, suas regras e das potencialidades para o próprio aprendizado”, afirma Guilherme. “Participaram os estudantes do 4º período de medicina, é o momento em que os estudantes começam a ter atividades mais práticas, a acompanhar casos clínicos no HC. Esse estudo mais prático dos casos é muito importante para o aprendizado”, completou.
Yasmin Les, aluna do 4º período de Enfermagem, terá a partir deste semestre várias atividades práticas com pacientes no hospital, como anamnese, exame físico, prevenção de infecções, administração de medicamentos e cuidados paliativos. Para ela, a iniciativa foi de grande ajuda: "[O acolhimento] foi muito importante, porque ajudou a entender melhor a estrutura do hospital e como nós, estudantes, vamos estar inseridos nesse ambiente, nesse momento tão importante na nossa formação".
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.