Notícias
NATAL
CHC-UFPR realiza mais uma edição do Culto Ecumênico de Natal
Curitiba (PR) – Um convite ao encontro, ao respeito e à solidariedade entre diferentes crenças, visando fortalecer os valores humanos que inspiram o cuidado, a empatia e a fraternidade. Assim foi o tom do Culto Ecumênico de Natal, realizado na manhã do último dia 18, no Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A programação ainda incluiu um momento para apresentação cultural e homenagem às entidades parceiras do Complexo.
O evento é uma tradição anual cujo objetivo é celebrar um momento de renovação e paz entre as pessoas. A organização é do Serviço de Capelania do CHC-UFPR, ação voluntária que tem participação das igrejas católica, evangélica e luterana, ligado ao Comitê de Humanização do complexo.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Humanização, Nadja Sens Cândido, foi um momento para celebrar o Natal, mas de uma forma que todas as pessoas pudessem sentir-se incluídas. O culto ecumênico, em vez de focar nas diferenças ou detalhes da doutrina que segue, visa a união de todos com palavras de fé, conforto e amor.
Na abertura do evento, o superintendente CHC-UFPR, Adonis Nasr, enfatizou que o Complexo encerra o ano de 2025 com um saldo positivo em relação aos serviços e ações. Segundo Adonis, os números do CHC são bastante expressivos. Para ele, mais que quase 40 mil pessoas consultadas por mês ou 11 mil indivíduos que circulam diariamente no Complexo, são vidas que puderam ser atendidas, graças aos profissionais que ali trabalham e às entidades que apoiam o hospital.
“Que o próximo ano traga muita alegria e que possamos transmitir muito mais felicidade para um número maior de pessoas. Que, cada vez mais, elas possam sair daqui felizes, tratadas e acolhidas. E que possam voltar para as suas famílias com alegria. Essa é a nossa missão e o que realizamos de melhor e que continuaremos fazendo”, enfatizou Adonis Nasr.
Para a vice-reitora da UFPR, Camila Girardi Fachin, foi um ano difícil, desafiador e de muito trabalho. Mas, segundo ela, o sentimento é de gratidão a todos que fazem o CHC-UFPR ser o que ele é: o maior hospital público 100% SUS do estado do Paraná, que oferece tratamento de excelência para o paciente. “Além disso, o CHC é uma unidade também de ensino que forma profissionais excelentes. São alunos que se graduam graças ao seu estágio no hospital e que voltam para o SUS, perpetuando essa excelência no seu dia a dia profissional”, acrescentou Camila Fachin.
O evento ainda contou com a presença da gerente de Atenção à Saúde, Simone Peruzzo; o gerente de Ensino e Pesquisa, Rogério de Fraga; a gerente de Administração, Simone Cristiane de Souza; a vice-presidente da Casa Malice, Elanie Baggio Bizzinelli, representando o Instituto TMO (Transplante de Medula Óssea); o presidente da Associação dos Amigos do HC, Domingos Murta; e de Maria Lúcia Gomes, membro dos Conselhos da Saúde de Curitiba e do Paraná.
Homenagens
Durante o evento, foram homenageados a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e o Instituto TMO. De acordo com a organização do evento, a homenagem é um gesto de gratidão e reconhecimento àqueles que fazem a diferença, apoiando as ações do Complexo e reafirmando o valor das parcerias que ajudam a construir diariamente a excelência do CHC-UFPR. Com 39 anos de existência, os Amigos do HC continuam a ser parceiros importantes do CHC, ajudando a custear reformas, equipamentos e tratamentos. Já o Instituto TMO é importante entidade de apoio especialmente para os pacientes de transplante de medula, organizando, entre outros, a Casa Malice, uma hospedagem dedicada aos pacientes em tratamento de doenças graves e em situação de vulnerabilidade social.
Domingos Murta, que está terminando seu mandato como presidente dos Amigos do HC, lembrou da abnegação, sacrifício e competência de todos que integram o Complexo, para atenderem os milhares de pacientes que passaram pelo CHC. Ao receber uma homenagem pessoal, acrescentou: “Saio daqui com o coração cheio de esperança de que vocês continuem com esse trabalho generoso e competente em favor de uma sociedade que precisa dessa dedicação”.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh