Notícias
OUTUBRO ROSA
CHC-UFPR realiza ciclo de palestras sobre saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama
Curitiba (PR) – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou o Outubro Rosa com a realização do Ciclo de Palestras de Saúde da Mulher. O evento foi aberto no último dia 17 de outubro, no Auditório do Hospital Victor Ferreira do Amaral (HVFM) e se estendeu até o dia 22. A ação foi pensada para proporcionar orientações, compartilhar conhecimentos e abrir espaço para o diálogo, fortalecendo o compromisso de todos com o cuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Outubro Rosa é uma campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama e à promoção da saúde integral da mulher e um chamado à ação, ao autocuidado e à solidariedade.
Na abertura, o superintendente do CHC-UFPR, Adonis Nasr, destacou a importância da transformação do Hospital Vitor do Amaral em um centro de atendimento à mulher. Segundo ele, a melhor forma de cuidar das pessoas é cuidando bem da mulher. “Ela é quem faz toda a diferença na sociedade e necessita desse espaço de atendimento acolhedor. É isso que pretendemos fazer com toda a integralidade do cuidado para a mulher, incluindo todas as especialidades. Faremos aqui um hospital de referência e orgulho para nossa cidade”, disse.
Já a vice-reitora da UFPR, Camila Fachin, destacou que o Outubro Rosa é também um momento de reflexão e de pensar o papel da mulher na sociedade. “Nesse aspecto, como gestora da UFPR, fico muito feliz porque temos várias iniciativas na instituição voltadas para o empoderamento das nossas mulheres”, frisou.
Para ela, a atenção que as mulheres têm no CHC-UFPR é um exemplo para todas as unidades hospitalares que atendem pelo SUS. “Um serviço de excelência, aliado ao cuidado, ao carinho, à gentileza. E eu tenho certeza de que nesses quesitos somos imbatíveis”, concluiu.
Programação do evento
A programação do evento seguiu com a palestra “Rastreamento e Prevenção do Câncer de Mama”, proferida pelo médico mastologista Lucas Budel. Na sequência, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “Câncer de Mama: Experiências Reais”, com participação da diretora do Conselho de Ética da Associação das Amigas da Mama, Mara Oliveira; da presidente do Instituto Canohá, Deborah Koliski Vons; e da colaboradora do CHC, Tatiane Haas. O mediador foi o médico Lugas Budel.
As atividades do Outubro Rosa do CHC-UFPR continuaram no dia 20, no auditório da Maternidade, quando ocorreram as palestras “Exame Preventivo - Tudo o que Você Realmente Precisa Saber”, com Rita Zanini; e “Urina em Foco - O que Você Precisa Saber Sobre Seus Hábitos”, com a enfermeira estomaterapeuta Rosa Irlania do Nascimento.
Para o dia 22, foi programada para as 15h, no auditório do HVFA, a roda de conversa “Precisamos Falar Sobre Menstruação”, com meninas da ONG Passos da Criança e mediação da enfermeira Ana Paula Modesto.
Câncer de mama
Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres brasileiras, com estimativa de mais de 73 mil novos casos somente em 2025, representando um risco de 66,5 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2023, o país registrou mais de 20 mil mortes pela doença. Esses números reforçam a urgência de ações educativas e de incentivo ao rastreamento.
Em 2024, o SUS realizou 4,4 milhões de mamografias. O CHC-UFPR faz parte desse índice por meio dos serviços oferecidos no Centro da Mama. Da mesma forma, o Hospital da Mulher Vitor Ferreira do Amaral, como parte do CHC, é elemento importante dessa estratégia de atendimento integral à saúde da mulher, tendo em vista também a nova recomendação do Ministério da Saúde sobre a ampliação da indicação da mamografia para rastreamento do câncer de mama para pacientes de 40 a 49 anos de idade, e de 69 a 74 anos, serviço que será oferecido nas instalações do HVFM.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh