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PRECEPTORES
CHC-UFPR oferece capacitação renovada para preceptores na área de saúde
Curitiba, PR – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está conduzindo o Curso de Competências em Preceptoria Médica e Multiprofissional da Área de Saúde. Como hospital de ensino e referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o curso visa preparar o preceptor no processo de ensino, tanto de estudantes como residentes, que estão em formação no CHC. A iniciativa, organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do complexo, busca equipar preceptores com ferramentas pedagógicas avançadas. Rogério de Fraga, gerente da GEP, conta: “o curso é uma meta institucional: manter os preceptores atualizados nas formas mais contemporâneas de ensino. O mundo passa por muitas transformações, o ensino da residência tem que acompanhar essas mudanças, que são geracionais e técnicas”. Ele completa: "O ensino é ofício. O mundo não é mais o mesmo, mas o passado, o presente e o futuro estão sentados na mesma mesa atualmente." Ele destacou que as metodologias ativas conferem protagonismo ao aprendiz, essencial para que o conhecimento se fixe, e a crescente preocupação com a saúde mental dos estudantes e profissionais.
O curso é composto por cinco módulos online, hospedados na UFPR Aberta, mais uma oficina presencial. Nesta edição, essa oficina foi oferecida em três períodos (noturno, diurno e no sábado), para que todos os profissionais interessados pudessem participar. Na UFPR Aberta, serão ainda publicados um módulo só sobre inovação no ensino e referências bibliográficas úteis para os preceptores. “A GEP tem se estruturado para oferecer esse curso de tempos em tempos, vamos trabalhar para oportunizar novas datas”, disse Rogério.
A chefe do Setor de Gestão do Ensino (SEGE), Débora Chong, enfatizou que um dos objetivos é a quebra de paradigmas: "Queremos abalar um pouco as estruturas, tirar especialmente o preceptor da zona de conforto". A oficina é estruturada em ‘estações’ temáticas, e os preceptores vão se revezando entre elas em grupos menores. “Esse formato mais dinâmico visa prender mais a atenção dos participantes, além de ser uma metodologia de ensino ativa, onde o participante é quem tem o protagonismo”, explica Débora. No encontro presencial, também foi discutido o sistema das EPAs (Atividades Profissionais Confiáveis), uma nova metodologia no ensino prático em medicina, e a importância do feedback constante para o aprendizado.
Daiane dos Santos, da Unidade de Gestão da Graduação, reforçou o elo entre teoria e prática ao comentar sobre a plataforma online: "Estamos nos esforçando para interagir com todos, não deixar perguntas sem respostas. É ótimo ver aqui os rostos com quem a gente tem conversado". Já André Luis do Carmo, da Unidade de Gestão da Pós-Graduação, saudou os presentes, reconhecendo o esforço: "Bem-vindos. Obrigado por se disporem a vir até aqui, para além do seu trabalho usual". A oficina presencial contou ainda com a participação de Izabel Cristina Meister Martins Coelho, médica e professora de Medicina da UFPR, que se concentrou na discussão sobre as EPAs, e Maria Valéria da Costa, psicóloga e professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR, que demonstrou e discutiu metodologias ativas de ensino.
Melhoria e expansão para futuros treinamentos
“Estamos enviando formulários formais para feedback, mas o retorno imediato que tivemos foi muito positivo”, contou Débora. Ela completa: “Muitos deles desconheciam EPAs, metodologias ativas e técnica de feedback, então eles ficaram muito agradecidos, que saíram melhor do que entraram. A gente não esgota todo o conteúdo em duas, três horas de oficina, mas queremos estimular a curiosidade, o desejo de conhecer mais e melhor”.
Para o futuro, a ambição é transformar este treinamento em um curso de especialização lato sensu. “Está no planejamento para 2026. No primeiro trimestre, vamos amadurecer esse plano, discutir o programa e os palestrantes. Seria uma especialização em educação e saúde, não só educação médica. Como especialização, deve durar entre um ano e meio e dois anos, sendo oferecida em horários acessíveis para os profissionais da saúde. Assim vamos aprofundar todos os temas que tratamos nas oficinas e até um pouco mais”, explica Débora.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.