Notícias
DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO
CHC celebra 35 anos de apoio e afeto oferecido por seus voluntários
Programa de Voluntários do CHC completou 35 anos em março
Curitiba (PR) – Dia 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado, data relembrada diariamente no maior hospital público do Paraná por uma rede com mais de 150 voluntários, que trabalha diariamente para complementar e humanizar o atendimento ao público no Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Iniciado em 1990, o programa de voluntariado do CHC desempenha papel importante no cuidado dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nadja Candido Sens, do Comitê de Humanização e responsável pelo Programa de Voluntários, destaca a relevância dessas pessoas: "Eu sou enfermeira e já atuei na linha de frente e, para nós, o voluntariado é tudo, é muito importante para o hospital”. São várias as formas em que eles colaboram: seja no programa ‘Posso Ajudar’, em que orientam e guiam os pacientes dentro do hospital; na colaboração nas brinquedotecas, em que cuidam das crianças internadas ou aguardando atendimento; e nas visitas de apoio aos pacientes, inclusive com música ou até de cunho religioso (através da capelania do hospital), entre outros.
"Nas visitas de apoio, às vezes o voluntário mais escuta do que fala", aponta Nadja, ressaltando o valor do acolhimento, e do quão bem os voluntários se sentem: “As visitas são fundamentais. Todos os voluntários falam do quentinho no coração que eles sentem. Às vezes, parece que lhes faz mais bem até do que para os pacientes”, completa ela. O voluntário Sérgio de Souza, por exemplo, conta: “O que eu mais gosto de fazer aqui é dar atenção e apoio emocional às pessoas carentes, que não têm família. A partir dali eu passo a fazer parte da família deles”.
Existem ainda os grupos de voluntários organizados que enriquecem o ambiente: palhaços, contadores de histórias, super-heróis e o "Amigo Bicho", com pets terapeutas, que se organizam em visitas aos pacientes internados e àqueles aguardando consultas e exames. Elvira Rezende Shibata atua há 20 anos como contadora de histórias do Instituto História Viva no CHC. “Eu conto histórias e escuto histórias aqui, já há tantos anos, e isso me deixa muito gratificada”, conta ela.
A solidariedade manifesta-se também em doações. Nadja Sens celebra as voluntárias que produzem e doam "naninhas" e pijamas infantis: "A gente não tem custo nenhum, elas compram o material, fazem as peças e nos dão", suprindo necessidades dos pacientes. Muitos deles também se beneficiam de pequenas doações, como de roupas usadas e produtos de higiene pessoal, como sabonete, xampu, absorvente e pasta de dente.
Como participar
O Programa de Voluntariado do CHC está aberto a todos os interessados, que precisam apresentar alguns documentos e passar por uma entrevista. Para mais informações, participar ou mesmo oferecer doações, basta entrar em contato pelos telefones: (41) 3360-1861 ou (41) 9 8890-0644.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.