Notícias
Dia Mundial do Rim
Uma em cada 10 pessoas desenvolve doença renal crônica no mundo
Uma em cada 10 pessoas desenvolve doença renal crônica (DRC) no mundo e, quando diagnosticada de forma precoce, é possível controlar ou retardar sua evolução na maior parte dos casos.
Em 10 de março, ocorre uma mobilização educativa mundial para frear o desenvolvimento das formas mais avançadas, quando são necessários tratamentos como a diálise e o transplante de renal. É o Dia Mundial do Rim, e o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), unidade integrante da Rede Ebserh, faz parte dessa corrente de conscientização, promovendo um dia de capacitação para acadêmicos da Universidade Federal do Espírito Santo.
A DRC se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais. Em geral, a doença não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).
No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com DRC avançada é crescente: mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. No Hucam, o Serviço de Nefrologia participa do Dia Mundial do Rim dede sua primeira edição, em 2006. Este ano fará a capacitação de alunos de períodos avançados de medicina, enfermagem e nutrição, futuros profissionais de saúde, segundo a programação abaixo no Auditório do Centro de Ciências da Saúde – Rosa Maria Paranhos.