Notícias
GESTÃO DE RESÍDUOS
Setor de Hotelaria do Hucam divulga jogo de computador e celular sobre descarte de resíduo hospitalar
VITÓRIA (ES) - O Setor de Hotelaria do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está distribuindo em todo o hospital um link para um jogo de computador ou celular. É um game com perguntas e rounds sobre descarte de resíduos, que pode ser acessado no link https://toiste.github.io/UFES_HUCAM/index.html ou pelo QR-Code abaixo e tem o objetivo de educar sobre o tema de uma forma lúdica.
O game é resultado de uma interação entre o Hucam, a Ufes e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) da Serra, por meio do Laboratório Modelo de Projetos de Extensão (Lampex), segundo explicou a enfermeira Bernadete Zandomênico, do Setor de Hotelaria do Hucam, que identificou também a necessidade de envolver os estudantes de Enfermagem nas discussões sobre o gerenciamento de resíduos hospitalares.
“A partir de discussões da equipe da Hotelaria, nós sentimos a necessidade de retomar treinamentos sobre resíduos hospitalares e criar uma campanha educativa que fosse voltada para a realidade local, abordando aspectos que a gente identifica no dia-a-dia, principalmente relacionado ao descarte de resíduos, além de envolver os profissionais de Enfermagem neste debate tão importante e complexo que é a hotelaria hospitalar”, resumiu Bernadete Zandomênico.
Parceria
Segundo ela, a partir desta demanda, a equipe do Setor de Hotelaria entrou em contato com o Departamento de Enfermagem da Ufes, que encampou a ideia, dando a largada para a criação do projeto de extensão “Administração de serviços e sustentabilidade nos ambientes de atenção à saúde”, coordenado pela professora Luciana de Cássia Nunes Nascimento e pela própria Bernadete Zandomênico, com a participação da professora Rita Inês Casagrande da Silva e alunos da graduação em Enfermagem. “Uma das linhas de frente do projeto previa a necessidade de apoio tecnológico e foi aí que entrou a equipe do Ifes”, explicou a professora Rita.
O game foi desenvolvido pelos alunos do curso de Sistema de Informações do Ifes, João Augusto Casagrande da Silva e Marllon Christiani Santos Ribeiro, que fazem parte do Lampex. “Nós desenvolvemos um site com uma série de perguntas que o usuário vai respondendo para medir seu conhecimento sobre o gerenciamento correto de resíduos”, explicou o estudante do Ifes. Segundo ele, o jogo pode ser rodado tanto em computador de mesa quanto em celulares.
Como é o jogo
No jogo, são tratadas perguntas sobre cinco grupos de resíduos (biológico, químico, comum, perfurocortante e reciclável), sendo que o desafio é responder adequadamente onde descartar cada tipo de resíduo hospitalar. O jogador ganha pontos cada vez que acerta a lixeira correta de acordo com o tipo de material a ser descartado.
Segundo João Casagrande, o processo de produção do jogo não foi simples, pois a equipe teve de aprender sobre o universo do gerenciamento de resíduos hospitalares e fazer a abordagem corretamente, além de focar em temas importantes para a equipe de hotelaria.
“Foram feitas reuniões com as equipes da Ifes e do Hucam/Ufes para ir aperfeiçoando o jogo; acolhemos propostas dos profissionais do hospital e chegamos ao resultado que está disponível hoje”, explicou o estudante, acrescentando que o processo é dinâmico e novas adaptações podem ser feitas no jogo, na medida em que as equipes identificarem necessidade.
De acordo com os profissionais envolvidos no projeto de extensão que resultou neste jogo, a ideia está inserida dentro de um contexto amplo, que envolve a educação das equipes do hospital e o engajamento de toda a comunidade acadêmica neste assunto. “Trata-se de um tema fundamental não somente para a comunidade hospitalar, mas para toda a sociedade, uma vez que o gerenciamento correto de resíduos atinge a todos, desde as unidades do hospital até as famílias que são beneficiadas com a reciclagem e toda a sociedade através da preservação do meio ambiente, devido ao tratamento correto de resíduo hospitalar”, acrescentou Rita Casagrande.
A chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do Hucam, Jackeline Frade Agrizzi, disse que, além de constituir um importante instrumento na educação dos profissionais do hospital sobre a questão do gerenciamento de resíduos, este projeto representa um marco significativo na relação entre as instituições – Hucam, Ufes e Ifes -, mostrando a integração entre as equipes. “A nossa meta é reforçar esta integração e promover treinamento sobre o manejo e descarte corretos de resíduos”, afirmou.
Segundo ela, este tipo de ação vai ao encontro do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Ebserh, que prevê iniciativas de educação permanente sobre o tema, Além disso, o Hucam é um hospital de ensino e apresenta a cada seis meses a rotatividade dos estudantes dos vários cursos da área de saúde. “Essa demanda nos impõe o compromisso com o aperfeiçoamento contínuo para o manuseio e o descarte correto dos resíduos, contribuindo para a formação desses profissionais, tornando-os mais sensíveis à questão da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, acrescentou a chefe do setor.
De acordo com os participantes, o projeto aborda toda a complexidade da hotelaria hospitalar. “O presente projeto de extensão aborda vários temas fundamentais para as boas práticas nos serviços de saúde, dentre eles a hotelaria hospitalar que abrange a higienização dos ambientes, oferta de enxoval, gestão de resíduos, controle de pragas, distribuição de alimentos, transporte de pacientes intra e extra hospitalar. Um serviço de hotelaria bem estruturado contribui para uma imagem mais acolhedora do hospital e atenção à saúde mais eficiente e sustentável por meio de profissionais capacitados nessa área específica”, afirma a equipe na apresentação do projeto.
Também fazem parte do projeto as estudantes do curso de Enfermagem Ana Júlia Gasparini Bianchi, Letícia Pinheiro Guimarães e Maria Eduarda Schultz Breda e a enfermeira de Educação Continuada do Serviço de Higienização do Hucam Lorena da Conceição Soares Prates Carlini.
Política Ambiental
A Estratégia 2024-2028 busca o atingimento de vinte e quatro Objetivos Estratégicos. Entre eles, destaca-se o de ‘Promover sustentabilidade ambiental e responsabilidade social em Rede’, que compõe o pilar Responsabilidade Ambiental, Social e Governança da estratégia.
Visando o atingimento desse Objetivo Estratégico foi lançada a nova Política Ambiental que trata das responsabilidades relacionadas à administração, proteção e conservação ambiental no âmbito da Ebserh, abordando os princípios da sustentabilidade como diretriz. Ela garante que todas as unidades hospitalares filiadas à estatal estejam em consonância em relação à ética ambiental, de forma responsável e monitorada.
Com o objetivo de auxiliar na conservação do meio ambiente, a política busca promover o desenvolvimento de uma cultura sustentável que inclua todos os trabalhadores e usuários da rede. Além disso, procura investir em ações de formação e educação ambiental para garantir a integração da sustentabilidade na tomada de decisões, planejamentos e na cadeira de valor, incluindo terceirizados e fornecedores.
Rede Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social