Notícias
FISIOTERAPIA
Projeto inaugurado traz novo método de tratamento de dores na coluna
Na semana em que se comemora o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional (13/10), um projeto do Hospital Unvierstiário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) inaugura novo método de tratamento que reúne pacientes da Reumatologia e Ortopedia do Hucam em grupos para curar e ensinar como prevenir dores na coluna e outras articulações.
O projeto, chamado Escola de Postura, foi idealizado por profisionais do Laboratório de Condicionamento e Reabilitação (Lacore), composto pelas equipes Neuromusculoesquelética e multiprofissional.
O Lacore atende pacientes encaminhados pelos médicos Reumatologistas e Ortopedistas do Hucam e, a partir do diagnóstico, é traçado um plano de tratamento. Em geral esse tratamento é individual, mas pacientes que têm problemas semelhantes podem ser atendidos em grupo. A ideia desse projeto surgiu no momento em que os profissionais do Lacore identificaram uma grande lista de espera para iniciar a Fisioterapia.
O programa Escola de Postura - iniciado nesta segunda-feira (10/10) - alia exercícios terapêuticos, reeducação postural e informações sobre autocuidado - por exemplo, como sobre cuidar da coluna e se proteger para não ter quadros de dor novamente.
Durante as aulas, os pacientes aprendem sobre como funciona a coluna vertebral e quais são os maus hábitos que podem causar dor, mostrando também que existem inúmeras maneiras de prevenir problemas com a coluna. Cerca 80% dos problemas de coluna são decorrentes do estilo de vida. E estilo de vida é uma coisa que nós escolhemos, então nós podemos mudar.
Esse modelo de atendimento, portanto, é curativo, mas com a vantagem de mostrar para o sujeito que ele é dono da sua saúde. Essa metodologia vai ao encontro do que recomenda a Organização Mundial da Saúde quando se fala do "empoderamento", ou seja, tornar a pessoa com poder e responsabilidade sobre sua saúde.