Notícias
PAVIVIS
Programa de atendimento a vítimas de estupro faz 20 anos
VITÓRIA (ES) - Há 20 anos, mulheres de todas as regiões do Espírito Santo encontram amparo e atendimento especializado no Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Pavivis), um marco na saúde pública capixaba que funciona no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes).
Depois de duas décadas de serviços, os profissionais do programa, um projeto de Extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes, montaram uma programação de palestras para o dia 26/11, uma segunda-feira. Confira a programação neste link.
A data escolhida não foi por acaso. O dia anterior, que este ano cai em um domingo, é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999.
Quando a ONU oficializava a importância da causa, o Pavivis já existia. Sempre gratuito e pelo Sistema Único de Saúde.
As vítimas chegam ao programa por encaminhamentos das delegacias da Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente e DML. Outra forma é por iniciativa própria da vítima. Em média, são recebidas cerca de 15 novas pacientes todos os meses.
No tratamento, que pode durar até um ano, a paciente também é acompanhada por uma ginecologista e faz exames periódicos. Em caso de gravidez concebida em estupro, é possível a interrupção da gestação, dentro do que permite a lei.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Nos finais de semana e feriados, o atendimento é no plantão da maternidade do hospital.