Notícias
OFTALMOLOGIA
Profissionais e pacientes com baixa visão se reúnem no Hucam
VITÓRIA (ES) - Profissionais do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) e pacientes se reuniram na segunda-feira, 1º de dezembro, para o I Encontro de Reabilitação e Educação em Saúde com pessoas com deficiência visual assistidas no Ambulatório de Baixa Visão da instituição. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A atividade foi realizada pelo Setor de Baixa Visão da Oftalmologia do Hucam, juntamente com a Unidade Multiprofissional, e teve como tema “Reconectando os ‘olhos que não vêem’. Nada por nós. Nada sem nós. Tudo com nós”. “Trata-se de um momento de acolhimento, no qual ouvimos os pacientes atendidos no ambulatório e pela equipe do Serviço Social”, disse a oftalmologista Hellen Ceotto.
Ela explicou que o atendimento ao paciente com baixa visão vai além da linha de cuidado com a questão da deficiência visual, pois inclui discussões sobre qualidade de vida, estilo de vida, autoestima e outros pontos e, por isso, esta atividade realizada no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM), que representa uma retomada dos encontros com os pacientes, é tão importante.
O superintendente do Hucam-Ufes/Ebserh, Lauro Vasconcellos, disse que a função dos gestores é justamente aproveitar este tipo de interação entre os profissionais e os pacientes para ouvir as demandas e contribuir para que os serviços avancem. “Procuramos garantir espaços, como este em que estamos, para que eventos como este se tornem realidade. Parabéns a vocês e aos organizadores por este encontro e esta oportunidade”, ressaltou.
No encontro, os participantes ouviram relatos de profissionais da equipe multiprofissional e de pacientes, que falaram sobre as demandas para continuidade do serviço. Houve apresentação musical no início do evento e espaço para que todos se manifestassem. Antes das apresentações, cada profissional fez questão de falar detalhes sobre a sua aparência e a roupa que estava vestindo, fazendo com que os participantes com baixa visão pudessem ter uma ideia de quem estava falando.
A corretora de imóveis aposentada Cássia Maria das Graças, é uma das participantes que fez questão de elogiar a estrutura do serviço e falar da importância do encontro. “Esta proximidade entre a equipe que atende e os pacientes é um diferencial do Hucam. Nós somos ouvidos. Aqui é o espaço para esta troca de experiência”, relatou a paciente, que foi diagnosticada com Degeneração Macular da Retina por Idade há cerca de 15 anos e desde então é atendida pela equipe do Hucam.
O I Encontro de Reabilitação e Educação em Saúde faz parte de atividades realizadas pelos profissionais do Hucam e está dentro do contexto das comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13 de dezembro), do Dia Nacional da Acessibilidade (5 de dezembro) e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro)
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social